Ensino

Memórias e histórias a partir do Cemitério Vera Cruz foram apresentadas em ensaio

13/11/2018

18:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Arquivo Histórico Regional (AHR), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), em conjunto com o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e com o Projeto Museu a Céu Aberto, promoveu, no dia 12 de novembro, a atividade “Ensaio aberto, memórias e histórias no Cemitério Vera Cruz”.  

De acordo com a coordenadora do Arquivo Histórico Regional (AHR), professora Dra. Gizele Zanotto, a representação foi produzida por acadêmicos e egressos do curso de História e do PPGH, apresentando fatos e contextos para a compreensão dos processos históricos transcorridos em Passo Fundo, contados por sepultados no local que imprimiram marcas na história da cidade. “A encenação parte da proposta de ações vencedoras do Prêmio Funcultura 2017, com execução em 2018. A atividade é resultado de pesquisa, elaboração de roteiro, preparação de figurino, maquiagem, ensaios de muita dedicação dos estudantes”, disse. 

O estudante do PPGH Djiovan Carvalho atuou no projeto, na pesquisa, no roteiro e na encenação; o doutor em História pelo PPGH Emannuel Reichert contribuiu na pesquisa e no roteiro; Caroline de Morais trabalhou na maquiagem; Larissa Sereno, Vanessa Fritzen e Willian Pain atuaram como roteiristas e atores. A coordenação das atividades ficou a cargo da professora Gizele e de Fernando Miranda (IHPF).

Ficha técnica
Encenação: Willian Pain, Djiovan Carvalho, Vanessa Fritzen, Larissa Sereno e Bruna Oliveira 
Maquiagem: Carol Morais
Roteiro: Emannuel Reichert, Gizele Zanotto, Djiovan Carvalho, Vanessa Fritzen, Larissa Sereno e Bruna Oliveira
Personagens: Padre Guedes, Antonino Xavier e Oliveira, Anna Cristina Schell, Delma Gehn e Albertina Rosado

Acompanhe as ações do projeto pela página do Facebook https://www.facebook.com/museuaceuaberto e no site do Projeto Museu a Céu Aberto https://www.upf.br/ahr/acoes-e-projetos/projeto-museu-a-ceu-aberto.