Ensino

Meio Ambiente, sustentabilidade e aprendizado

17/06/2022

16:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acadêmicos do curso de Direito da UPF Casca realizam diversas ações para promover a conscientização da comunidade e o aprendizado

De 1º a 15 de junho, acadêmicos do curso de Direito da UPF Casca realizaram uma série de atividades com o objetivo de levar conhecimento, promover o aprendizado e interagir com a comunidade. As ações foram elaboradas pelos acadêmicos do nível V e VII e pelo Balcão do Consumidor, que realizaram uma exposição sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a relação com o slogan #UmaSóTerra. A exposição foi montada no segundo piso do Campus Casca, envolvendo os acadêmicos de todos os níveis do curso.

A programação contou também com a equipe do Balcão do Consumidor de Casca, programa de extensão da Faculdade de Direito da UPF, em parceria com o Município de Casca e o MP Estadual. Em visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental Ildo Meneghetti, eles levaram informações sobre os direitos dos consumidores previstos no artigo 6° do CDC, dicas para a educação para o consumo, educação ambiental e educação financeira. A atividade teve por objetivo explanar aos estudantes, que também são consumidores, sobre os direitos e deveres enquanto cidadãos.

O projeto foi desenvolvido pelas estagiárias do programa, Bruna Dal Molin Lorenzetti, Erica Balbinot, Jovana De Cezaro e Kailaine Tessaro, sob a orientação da professora Dra. Nadya Tonial. A atividade contou com a participação de aproximadamente 70 alunos e professores, dos 8º e 9º anos da Escola. 

A equipe do Balcão do Consumidor esteve na cidade de Paraí, onde realizou ação alusiva à Semana do Meio Ambiente, em parceria com a Cooperativa de Crédito Sicoob, daquela cidade. O projeto teve por objetivo a conscientização das pessoas para atitudes de consumo consciente e sustentável, inclusive com a distribuição de ecobags e copos não descartáveis. 

A parceria com o Sicoob também foi colocada em prática em Casca e permitiu a realização de uma palestra na UPF Casca, envolvendo toda a comunidade acadêmica em atividades de conscientização sobre consumo consciente e sustentável. Para a estagiária do Balcão do Consumidor de Casca, Erica Balbinot, foi um momento de reflexão, feito nos três projetos realizados, com foco na educação ambiental. “É gratificante poder realizar campanhas junto à comunidade estudantil, pelo Balcão na Escola, e também junto à comunidade regional em outros municípios, sempre em parceria com outras entidades”, comentou.

Para a coordenadora do Balcão do Consumidor de Casca, professora Dra. Nadya Tonial, a presença do Balcão na comunidade da região do Campus Casca representa um importante instrumento de proteção aos direitos do consumidor, bem como de inclusão e cidadania, em virtude das atividades realizadas.

O Balcão do Consumidor Casca, Sajur e Projur estão localizados na Rua XV de Novembro, 402 (em frente ao Salão Paroquial). O atendimento ao público é realizado de forma gratuita, todas as tardes, das 13h30min às 17h30min. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3347-1157 ou pelo e-mail balcaocasca@upf.br.