Geral

Meduc UPF: o direito à educação em pauta

11/11/2021

14:35

Por: Assessoria de Imprensa

Mostra de Educação, que ocorre nesta semana, reúne pesquisadores nacionais e internacionais da área da educação

Debater a garantia e a efetivação do direito à educação no século XXI e sua relação com a formação humana e com o acesso a uma cultura digital inclusiva e democrática é o objetivo da quarta edição da Mostra em Educação (Meduc), promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF). O evento iniciou na quarta-feira, 10 de novembro, e a programação segue até esta sexta-feira, 12, de forma on-line.

A escolha pelo tema do evento foi enaltecida por todos os participantes na abertura oficial do evento, realizada na noite de quarta-feira. “Discutir o direito à educação é dar-se conta de que se quisermos ter um país mais descente para viver e garantir um futuro para as novas gerações é necessário garantir-lhes o direito fundamental que é o direito à educação”, destaca o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UPF), professor Dr. Altair Favero.

O direito à educação é de fato um direito que se consolida no dia a dia das pessoas? Essa foi uma das questões levantadas pela diretora da Faculdade de Educação (Faed) da UPF, professora Dra. Adriana Dickel, que estuda sobre os processos educativos, para refletir sobre o tema do evento. “Pesquisas do Inep vem mostrando que esses jovens e crianças ainda não têm acesso à cultura escolar que nós gostaríamos que todos tivessem. Isso faz com que eles percam o direito de levar a sua vida com autonomia, com protagonismo”, reflete Adriana.

Representante da coordenação geral do evento, doutoranda Luciana Oltramari Cezar, enfatizou que a ideia foi escolher um tema de relevância social e que abrangesse as linhas de pesquisas do PPGEdu. “Mais do que nunca o tema direito à educação no século XXI revelou a sua centralidade mostrando urgência em ser debatido, especialmente nos tempos que vivemos, neste contexto político e econômico de brutal retrocesso na efetivação desse direito e que adquiriu ainda mais relevância pela crise humanitária gerada pela covid-19 e pelas abissais desigualdades sociais agravadas pelos constantes ataques à educação como bem público patrocinadas pelas forças neoliberais e ultraconservadoras”, enfatiza a doutoranda.

O acesso à educação é tema atual e urgente. “O tema deste evento convoca a necessidade de pensar o acesso à educação. É importante pensar o direito à educação e vincular a ele a formação humana, a cultura digital, mas sempre pensando que é um tema que precisa ser colocado em pauta. E a Meduc faz isso. Reafirma e aprofunda a necessidade de estudantes e professores da Universidade se debruçarem sobre temas que são atuais e prementes”, afirma o vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda, salientando ainda o envolvimento e o protagonismo dos estudantes que planejaram, organizaram e executaram o evento. 

A abertura contou ainda com a apresentação cultural do artista cearense Zé Vicente e com a participação da vice-coordenadora do PPGEdu, Dra. Cleci Verner da Rosa, da coordenadora pedagógica, Angelita Vanessa Scottá, representando a Secretaria de Educação de Passo Fundo, da psicanalista Doris Santos, presidente da Associação Científica de Psicanálise e Humanidades – Projeto, e da representante dos discentes, Angélica Dalla Rizzarda.

O público do evento é composto por pesquisadores, professores e estudantes de cursos de Pós-graduação stricto sensu em Educação e áreas afins, bem como professores da educação básica e ensino superior e demais interessados pela temática do evento. A Meduc conta com o apoio da Associação Científica de Psicanálise e Humanidades – Projeto e da Secretaria de Educação de Passo Fundo.

Pesquisadores nacionais e internacionais
O evento conta com conferências e mesas de discussão com a participação de pesquisadores da área da educação do Brasil, México, Bélgica e Espanha. O primeiro dia da Meduc contou com a Conferência Inaugural sobre Lutas Escolares com os professores da Universidade Católica de Leuven (KU Leuven) da Bélgica, Dr. Jan Masschelein e Dr. Maarten Simons, e com a participação dos debatedores, professores da UPF Dr. Altair Fávero e Dr. Evandro Consaltér, com tradução dos professores Dra. Luciane Sturm e João Baldoíno.

Além disso, a programação de quarta-feira abrangeu a Mesa de Discussão com o tema “O direito à educação no século XXI: histórico e impasses", abordado pelos professores Dr. Fernando Cássio da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Dr. Telmo Marcon da UPF, mediado pelo doutorando do PPGEdu, Junior Centenaro.

Na noite desta quinta-feira (11/11), das 19h15min às 21h, ocorre a Mesa de Discussão: Cultura digital e direito à educação. Confira a programação completa AQUI.