Universidade

Medicina Veterinária comemora 20 anos

27/09/2016

17:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Curso da UPF é pioneiro na região e já formou mais de mil profissionais

O curso de Medicina Veterinária da UPF completou 20 anos de criação na segunda-feira, 26 de setembro. A data foi comemorada por dirigentes da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), professores, ex-professores, Reitoria, alunos, egressos, funcionários e outros convidados que fazem parte dessa trajetória. O momento ficou marcado em uma placa, descerrada no final da tarde de segunda-feira.

A solenidade teve, em sua mesa de abertura, a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari; o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos; o diretor da FAMV Hélio Rocha; o coordenador do curso de Medicina Veterinária Eraldo Zanella; o coordenador de Pesquisa da FAMV Rafael Frandoloso; o representante do Ministério da Agricultura Francisco Sidnei Guerra; e o comandante do CRPO Planalto Coronel Fernando Carlos Bicca.

A professora Rosani destacou a qualidade do curso, evidenciada por meio de várias avaliações externas. “A graduação em Medicina Veterinária da UPF foi considerada a terceira melhor do estado entre as instituições privadas pelo Ranking Universitário da Folha de S. Paulo, divulgado na última semana”, lembrou. O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos, integra o corpo docente da Medicina Veterinária da UPF. O professor ingressou na Instituição em 2001 e relatou o crescimento do curso. “Novos tempos trazem novos desafios. Esses 20 anos que passaram servirão como impulso para outras conquistas”, acredita.

História de conquistas

Quatro integrantes da comissão responsável pela criação do curso estiveram presentes: Lisete Eichler, Elci Dickel, Edison Nunes e Francisco Sidnei Guerra. O coordenador da graduação em Medicina Veterinária, Eraldo Zanella, agradeceu a esses precursores e apontou alguns destaques do curso. “O curso figura entre os mais procurados da Instituição e, em julho deste ano, formou seu milésimo profissional. Desde 2004, oferecemos cursos de residência, e, em 2012, criamos o Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (PPGBioexp). Nosso corpo docente é formado em sua totalidade por mestres e doutores, e o Hospital Veterinário é referência nacional, prestando serviços de qualidade e qualificando a formação dos futuros profissionais”, resumiu.

A capacidade de superar dificuldades foi lembrada pelo diretor da FAMV, professor Hélio Rocha.  “Hoje celebramos uma história que resultou em mais de mil alunos formados e um corpo clínico extremamente dedicado e qualificado. Apesar de todas as dificuldades, sempre olhamos para frente”, colocou. O professor Rafael Frandoloso relatou seu envolvimento com o curso, no qual ingressou há 15 anos como aluno e hoje integra o corpo docente. Em 2012, Frandoloso foi o primeiro estrangeiro não europeu a receber o Prêmio Extraordinário de Doutorado outorgado pela Universidad de León (Espanha). O professor acredita que a graduação realizada na UPF fundamentou essa conquista.

Antes do descerramento da placa, o professor Edison Nunes mencionou a longa trajetória de trabalho que antecedeu a criação do curso. “Estou contente por estar aqui hoje, comemorando os resultados de um sonho que tivemos no passado, de criar o primeiro curso de Medicina Veterinária da região”, comentou.

Após as solenidades, os presentes confraternizaram em um coquetel.