Extensão

MAVRS e curso de Artes Visuais da UPF lançam novo projeto gratuito de arteterapia, cuidado e saúde emocional

21/06/2021

10:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Iniciativa é destinada para mulheres acima de 55 anos

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF), por intermédio do projeto de extensão “Arteterapia, cuidado e saúde emocional”, lançam um novo projeto gratuito chamado “Círculo das Mulheres Femininas”. A atividade objetiva oportunizar oficinas de arteterapia para mulheres com idade acima de 55 anos no espaço pedagógico do Museu.

A arteterapia é um processo terapêutico que ocorre por meio da utilização das diversas linguagens expressivas, permitindo que o participante expresse em símbolos seus conteúdos internos, como conflitos, emoções e afeto. Neste sentido, se possibilita também a expressão criativa inerente ao ser humano, que cria porque necessita e não apenas porque assim deseja. E, além de trabalhar com a criatividade, o sujeito é capaz de acessar seu universo de conteúdos simbólicos e imaginários, tendo a oportunidade de elaboração destes para a promoção do autoconhecimento e bem-estar na busca de qualidade de vida.

A professora do curso de Artes Visuais da UPF, Me. Marilei Teresinha Dal Vesco, comenta a atual importância da arte na vida das pessoas. “No contexto de isolamento vivido, observa-se cada vez mais a necessidade da arte em nossas vidas, principalmente em momentos de crise, como forma de podermos existir nesse mundo de forma mais humana. Uma população mais consciente do cuidado com a saúde e atenção à vida se desenvolve de forma mais positiva e significativa. As proposições do projeto ‘Arteterapia, cuidado e saúde emocional’ vem ao encontro desses interesses, como forma de cuidado e atenção à vida de forma integral”, destaca.

Inscrições
Mulheres interessadas em participar do projeto podem fazer a inscrição gratuitamente pelos números (54) 3316-8587 (das 8h30min às 12h) ou (54) 99157-9818, ou então por meio do preenchimento do Google Formulário. No total, 12 vagas estão abertas.

As atividades iniciam em 7 de julho, com encontros quinzenais nas quartas-feiras, das 14h30min às 16h30min, no espaço pedagógico do MAVRS.