Ensino

Matrículas em disciplinas isoladas para graduação iniciam no dia 25 de julho na UPF

18/07/2019

16:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Modalidade favorece a formação continuada e o aprimoramento pessoal e profissional

Inicia na próxima semana, dia 25 de julho, o período de solicitação de matrículas em disciplinas isoladas dos cursos de graduação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Podem se matricular, por meio dessa modalidade, estudantes regulares da UPF, de outra instituição de ensino superior ou, ainda, pessoas com ensino médio concluído. O início das aulas será no dia 29 de julho.  

As disciplinas isoladas podem ser cursadas em duas modalidades: apenas “frequência”; ou “frequência, carga horária e nota de avaliação”. Nessa segunda opção, a UPF possibilita o reconhecimento de até oito disciplinas para quem, no futuro, vier a ingressar regularmente na graduação da Instituição. 

Para futuros acadêmicos, essa é uma forma de conhecer uma nova área antes mesmo de ingressar regularmente em um curso superior. “A modalidade disciplinas isoladas apresenta duas grandes vantagens: primeiro aos profissionais que pretendem, de forma otimizada, ampliar sua formação para agir e resolver problemas, cada vez mais complexos, de seu campo de atuação; segundo, é também uma forma de conhecer alguns cursos de graduação antes de decidir, em definitivo, qual deles vai cursar”, destacou o coordenador Divisão de Ensino de Graduação da UPF, professor Dr. Miguel Rossetto. 

Matrícula
A solicitação de matrícula em disciplina isolada poderá ser feita, a partir do dia 25 de julho, diretamente pelo site. Na página, também constam mais informações sobre valores especiais para matrícula, conteúdo das disciplinas, carga horária e calendário de oferta.

Para isso, é necessário ter, pelo menos, ensino médio concluído; haver disponibilidade de vaga na disciplina requerida e deferimento do coordenador do curso, considerando os aspectos pedagógicos a serem observados. Para quem realiza curso em outra instituição de nível superior ou possui o ensino médio concluído: histórico do ensino médio ou histórico de ensino superior; RG, CPF, comprovante de endereço; Certidão de Nascimento ou Casamento.