Pesquisa e Inovação

Mais próximos da inovação e do empreendedorismo

18/01/2022

15:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Encontro na UPF reuniu centenas de estudantes da região que participam do Projeto Jovem Empreendedor, do Instituto Manager. Grupo conheceu a estrutura do UPF Parque

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu, na manhã desta terça-feira, 18 de janeiro, a visita de cerca de 200 estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas municipais e estaduais da região, que participam do Projeto Jovem Empreendedor, desenvolvido pelo Instituto Manager, parceiro da Instituição. A recepção ocorreu no Centro de Eventos, Campus I, onde, de lá, os alunos seguiram para os três módulos do Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque), para conhecer o trabalho realizado nos locais.

O Projeto Jovem Empreendedor visa promover habilidades necessárias para que estudantes tenham a possibilidade de ampliar suas capacidades empreendedoras, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho.

Presente no evento, o diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni, relatou que o objetivo do Projeto é ensinar aos jovens a criar a própria oportunidade, de forma a fazê-los entender qual a área mais significa no mercado e, a partir disso, incentiva-los a pesquisar e gerar conhecimento sobre 25 áreas durante 1 ano. “Através disso nós temos grandes parceiros, como a UPF, que nos potencializam a desenvolver grandes projetos com alunos de 11 a 18 anos de idade de toda a região. Visualizamos a Instituição como uma extensão, onde os estudantes têm acesso à toda biblioteca virtual, ao Parque Tecnológico, à alguns professores que ministram aula no Projeto. Enfim, é uma parceria que estende os alunos onde, após o Jovem Empreendedor, com certeza acabam ingressando na Universidade”, disse.

O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Dr. Rogerio da Silva, recepcionou os participantes, vindos das cidades de David Canabarro, Novo Xingu, Novo Barreiro, Constantina, Lagoa Vermelha, Fagundes Varela, Nova Boa Vista, Sarandi e Rondinha. Segundo ele, o encontro é resultado da parceria que a Universidade faz em toda a região com o Instituto Manager. “Isso possibilitou trazer o grupo de mais de 200 jovens à Passo Fundo, para que possam conhecer toda a nossa estrutura e também visitar o nosso Parque, que é o nosso espaço de inovação e empreendedorismo. Embora jovens, é fundamental que eles tenham contato com o que está acontecendo em termos de inovação, e neste sentido o Parque tem feito um trabalho muito importante, que atrai toda a região”, afirmou.

Integrante da equipe do UPF Parque, o professor Dr. Roberto Rabello mostrou o trabalho realizado pelo Parque Científico e Tecnológico, além das parcerias com as empresas. Em sua fala, o docente mencionou que os alunos estão na idade certa para empreender. “Temos aqui muitos jovens pensando no empreendedorismo e em gerar oportunidades. Aí tem um ponto extremamente importante: tem uma idade para empreender? Tem, quanto mais cedo melhor. Essa é a dica, ou seja, vocês estão num momento certo para começar o empreendedorismo”, destacou, ao enfatizar que a UPF é a única que acomoda o único parque tecnológico da Região Norte e Produção.