Extensão

Mais de 50 crianças participam do 5º Acampamento da Criança com Diabetes

30/10/2017

14:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Gelsoli Casagrande

Atividades iniciaram na quinta-feira, dia 26, e seguiram até domingo, dia 29, com o objetivo de promover a qualidade de vida e o autocuidado orientado

Durante quatro dias, 52 crianças e adolescentes com diabetes tipo I (DM1) se reuniram na Universidade de Passo Fundo (UPF) para o 5º Acampamento da Criança com Diabetes. O evento, que aconteceu nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, teve o objetivo de promover a qualidade de vida e o autocuidado orientado à criança e jovem com diabetes tipo I (DM1) e sua família por meio de vivências e experiências lúdicas. 

A abertura oficial das atividades foi realizada na sexta-feira, 27 de outubro, no Centro de Eventos da UPF, que contou com a presença de autoridades da UPF, do Hospital São Vicente de Paulo, da Prefeitura de Passo Fundo, do Lions Clube Internacional e do Ministério Público. Após a solenidade de abertura, o público assistiu a uma palestra com o presidente do Instituto da Criança com Diabetes de Porto Alegre o médico Balduino Tschiedel, seguida pela apresentação de uma peça de teatro sobre o tema criada pela Cia de Teatro de Passo Fundo. 

Essa foi a maior edição do acampamento, segundo a coordenadora, professora Mônica Krhal. “Já estamos no segundo dia da quinta edição do acampamento, a maior edição, temos praticamente o dobro das edições anteriores, e estamos com atividades a mil, 24 horas com as crianças convivendo entre si, com os pais, tecendo uma rede de apoio e ensinando as crianças a viver com a doença, para desmistificar um pouco a patologia e trazer isso para eles como uma possibilidade de vida normal”, destacou a coordenadora. Para ela, esse aumento significativo no número de inscritos reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido desde a primeira edição. “É uma construção, um tijolinho que a gente vai colocando e vai crescendo e agora está tomando uma grande dimensão. As pessoas vão se agregando e chega ser assustador o tamanho que tomou, mas é muito prazeroso”, completou. 

Durante os quatro dias de acampamento, crianças, pais e monitores participaram de mais de 20 atividades diferentes. Além das crianças, participaram do 5º Acampamento da Criança com Diabetes 60 pais e mais de 150 monitores e pessoas envolvidas na organização, entre professores, funcionários, acadêmicos bolsistas e voluntários, escoteiros e voluntários do Lions Clube.

O 5º Acampamento da Criança com Diabetes é uma realização da UPF por meio do Programa de Extensão ComSaúde, em parceria com o Lions Clube Internacional, Hospital São Vicente de Paulo e conta com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

 

Galeria de Vídeos