Ensino

Linux Day é celebrado na UPF

29/08/2017

19:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Andrei Nardi/Nexjor-FAC-UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por iniciativa do Programa de Extensão Conexões Tecnológicas do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) e com a colaboração de diversos voluntários entusiastas, foi sede no último sábado, dia 26 de agosto, do Linux Day. O evento, inédito na região, foi parte de uma celebração global que ocorre anualmente e que neste ano comemorou o 26º aniversário do Sistema Operacional Linux. 
Na UPF, o evento aconteceu no Iceg, prédio B5, e reuniu mais de 70 pessoas que participaram de diferentes atividades voltadas a iniciantes, profissionais, colaboradores e curiosos sobre a cultura do Software Livre, a liberdade digital e GNU/Linux. 

A programação incluiu oficinas práticas ministradas por voluntários alunos e profissionais do mercado de trabalho, um Install Fest, momento em que acadêmicos e professores do curso ajudaram a instalar o Linux no computador dos participantes, uma demonstração de Distribuições Linux onde o público pode experimentar oito versões diferentes deste sistema livre e o painel, quando foi debatido o cenário atual do GNU/Linux e perspectivas futuras. Entre os participantes do painel esteve o blogueiro e Youtuber Dionatan Simioni, do canal Diolinux.