Ensino

Jornadas Nacional e Regional de Educação Matemática acontecem em maio na UPF

17/12/2019

14:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Destinados a professores da educação básica e do ensino superior, a estudantes de graduação e pós-graduação e a demais profissionais, eventos estão com inscrições abertas

O Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) e o curso de Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem, de 6 a 8 de maio, a VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e a XXI Jornada Regional de Educação Matemática. Os eventos, que terão como tema “Educação matemática: identidade em tempos de mudanças”, acontecerão no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I da UPF.

A programação é constituída por diversas atividades, como sessão de pôsteres, momento cultural, minicursos, diálogos educacionais, palestras e conferências. A sessão solene de abertura está marcada para o dia 6 de maio, às 18h30min. Logo após, às 19h, ocorre uma conferência com o professor Dr. José Carlos Libâneo (PUC/GO). As demais ações previstas podem ser conferidas aqui.

Inscrições
As Jornadas objetivam constituir um espaço privilegiado, onde professores, acadêmicos, pesquisadores e interessados em educação matemática possam socializar práticas pedagógicas, estudos acadêmicos, questionamentos e experiências, com a intenção de prover, aos participantes, condições teóricas e práticas para possíveis intervenções, principalmente em sala de aula, na intenção de qualificar o processo de ensino de matemática, bem como de sua aprendizagem. Professores da educação básica e do ensino superior, estudantes de graduação e pós-graduação e outros profissionais que tenham interesse em participar são o público-alvo dos eventos.

Interessados devem se inscrever no site www.upf.br/jem, menu Inscrições. No mesmo endereço eletrônico, é possível conferir todas as informações sobre a submissão de trabalhos. Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades: Comunicação científica, Relato de experiência e Pôster.

As Jornadas
A Jornada Nacional de Educação Matemática e a Jornada Regional de Educação Matemática, que recebem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UPF e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, têm se constituído como um espaço de reflexão e de trocas de experiências pedagógicas referentes à educação matemática entre grupos de pesquisadores, docentes e acadêmicos. Além disso, elas contribuem com a tomada de decisões quanto à prática pedagógica e à pesquisa em consonância com a dinâmica da sociedade moderna, buscando a melhoria da educação e ampliando sua eficiência em relação ao ensino e aprendizagem da matemática.

Mais detalhes podem ser obtidos no site das Jornadas.