Extensão

IX Semana do Conhecimento incentiva partilha de aprendizados durante apresentações de trabalhos

28/09/2022

11:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo Pessoal

Participantes fazem parte da Mostra de Iniciação Científica, Mostra de Extensão e Mostra de Trabalhos de Pós-Graduação

Ao partilhar conhecimentos, somos papel fundamental para o aprendizado de outras pessoas, mas, agregamos mais ainda a nossa própria formação acadêmica e humanitária. Durante a IX Semana do Conhecimento da UPF, acadêmicos e docentes são convidados a expor seus trabalhos em sessões on-line de apresentações. Em 2022, cerca de 900 pessoas inscreveram suas produções que envolvem iniciação científica, extensão ou pós-graduação, no evento que estende-se até 29 de setembro.

Gabriela é aluna do Integrado UPF

Estudante do 2º ano do Centro de Ensino Médio do Integrado UPF, escola vinculada à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Gabriela Dalbosco é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) e aproveitou a oportunidade para já se preparar para a graduação, onde a pesquisa é ainda mais presente. “É muito bom sentir o incentivo à pesquisa e agora saber de fato pesquisa. Sei que na faculdade, na hora de escrever um resumo expandido ou artigo, não vou ter problemas, pois já estou aprendendo agora. É muito bom fazer parte de algo que ajuda a crescer não só intelectualmente, mas como pessoa. Estou super realizada!”, aponta. 

O trabalho “Infância de gente grande: a importância da luta pelos direitos humanos no Brasil do século XXI” foi apresentado na noite de terça-feira, 27 de setembro. “Poder apresentar um trabalho que venho pesquisando há algum tempo foi muito sensacional, principalmente pela oportunidade de ouvir sobre outros assuntos além da minha área, e ver na prática como a interdisciplinaridade é muito importante. Pode parecer meio chato pesquisar sobre história e um passado que não passa, mas é exatamente esse o intuito do meu trabalho e da minha pesquisa: mostrar a importância de estudar o nosso passado para curar as feridas abertas e evitar criar novas”, acrescenta Gabriela. 

De volta à casa 

Victor é egresso do curso de Física


Durante a graduação, os acadêmicos da UPF são incentivados a conhecer as diversas possibilidades das suas áreas de atuação, seja por meio do ensino, pesquisa, extensão ou inovação. Foi durante esse processo que Victor Hugo Bonamigo produziu o artigo “A natureza das perguntas formuladas nas aulas de ciências de ensino fundamental", apresentado na IX Semana do Conhecimento. 

Agora egresso do curso de licenciatura em Física, Bonamigo concluiu o ensino superior no primeiro semestre de 2022, mas, não pode perder a oportunidade de compartilhar os seus aprendizados com a comunidade acadêmica. “Foi muito gratificante apresentar o meu projeto na Semana do Conhecimento, e foi algo que me proporcionou a chance de mostrar a minha pesquisa para outras pessoas do meio. A partir disso, elas puderam entender como um assunto que talvez não seja do seu conhecimento pode ser interessante e desafiador”, conta.