Ensino

IV Circuito de Produção Textual do Integrado UPF divulga vencedores

16/11/2021

16:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: João Varal Tartari/Nexjor

Evento ocorreu na última sexta-feira, 12 de novembro, no Centro de Eventos da UPF

Vencedoras do IV Circuito Integrado de Produção Textual

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF, mantido pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), realizou, na sexta-feira, 12 de novembro, o IV Circuito Integrado de Produção Textual. Realizado no Centro de Eventos da UPF, o evento anunciou os vencedores que escreveram as melhores redações ao longo do ano. O projeto é promovido pelas disciplinas curriculares de Língua Portuguesa e Redação e visa incentivar a leitura crítica e reflexiva, estimular e potencializar o processo de escrita, bem como reconhecer o talento e a criatividade dos alunos da Instituição.

A atividade envolveu os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que desenvolveram textos sobre a temática “Leituras que estimulam uma escrita criativa”. O primeiro lugar foi conquistado por Chiara dos Santos Brun; o segundo lugar ficou com Laís Fernanda Segala de Oliveira; e o terceiro lugar foi para Luana Verdi. A divulgação foi transmitida pelo canal da UPF Online no YouTube.

Coordenado pelas professoras Mariane Rocha Silveira e Roberta Costella, o Circuito precisou ser adaptado para o formato on-line em 2020 e, neste ano, seguindo os protocolos sanitários, retomou a modalidade presencial. “Os atores da quarta edição do Circuito Integrado de Produção Textual, assim como os estudantes de todo o mundo, passaram por momentos únicos em suas vidas devido à pandemia de coronavírus, que iniciou em 2020. Para seguir a formação acadêmica, precisaram conectar-se aos diferentes dispositivos eletrônicos e, neste ano, finalmente voltaram à presencialidade”, ressalta a professora Mariane.

O projeto ocorreu durante todo o ano letivo de 2021, porém, a partir do segundo semestre, foi dividido em diferentes fases. Na primeira, que ocorreu juntamente às demais atividades escolares, todos os alunos do 3º ano participaram. Eles redigiram textos do gênero dissertativo-argumentativo (modelo Enem) com temáticas definidas pela comissão organizadora. Logo após, houve a segunda fase, quando os alunos aprovados na primeira deram continuidade às produções textuais, com temáticas também definidas pela comissão organizadora. Nessa etapa, foram selecionados 31 alunos (seriam 30, mas ocorreu empate entre dois participantes).

Já na terceira fase, novamente ocorreu empate, e de 10 alunos que seriam selecionados, passaram 12. “Nessa última fase, os alunos foram convocados para escrever a Redação final do Integrado (também produziram redações do gênero dissertativo-argumentativo, modelo Enem). A correção dos textos, feita anteriormente pelas professoras organizadoras, para a fase final, contou com a presença da Comissão Especial – formada por professores da área de Linguagens convidados pela Comissão Organizadora. Essa comissão foi responsável pela escolha dos três vencedores, respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugares”, destaca a professora Mariane.

Durante as atividades do evento, a vencedora da terceira edição do Circuito e ex-aluna do Integrado, Camila Barcellos, deixou um depoimento aos alunos e participantes desta edição. “Esse é um momento único na vida do estudante do Integrado. Todo o processo do Circuito é muito enriquecedor e nos faz refletir muito sobre nossos ideais, não só como aluno, mas como cidadão e sobre temas que ainda não tínhamos parado para pensar. Uma redação é colocar um pouco de nós no papel e para isso temos professores muitos competentes que nos guiam nesse processo. Com certeza saímos diferentes depois de participar do Circuito”, ressalta Camila.

O IV Circuito Integrado de Produção Textual também contou com apresentações artísticas do professor Rafael Terres da Silva e banda, do contador de histórias, animador cultural e mediador de leitura, Cássio Borges, e de estudantes do Integrado UPF.