Pesquisa e Inovação

Internacionalização integra Programa de Pós-Graduação em História da UPF

08/11/2021

09:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

PPGH, que está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado, se destaca pela excelência na formação de pesquisadores

Com o compromisso de formar profissionais de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento na área de História e com o exercício do ensino, da pesquisa, da extensão e de outras atividades, a Universidade de Passo Fundo (UPF) dispõe do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), que inscreve para os cursos de Mestrado e Doutorado.

Possuindo uma vasta trajetória, já que iniciou os seus trabalhos em 1998, o PPGH se destaca por ter uma estabilizada posição de excelência na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, com inserção nacional e internacional. Exemplo disso é o egresso dos cursos de Mestrado e Doutorado em História, Wanilton Dudek, que é professor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV).

Ele relata o quão fundamental é o Programa em sua carreira. “O PPGH foi, e é até hoje, o principal transformador em minha vida profissional. Me tornei um pesquisador, conheci professores extraordinários e tive a oportunidade de experimentar o estágio de doutorado sanduíche em uma universidade norte-americana”, afirma.

Dudek conheceu o PPGH através de um colega de profissão e, quando iniciou o Mestrado, percebeu que se tratava de uma experiência diferente na pós-graduação. “Além da qualificação do corpo docente, o Programa oferece um acolhimento aos pesquisadores, contribuindo para uma experiência mais tranquila durante o período em que estamos desenvolvendo nossas pesquisas”, comenta sobre os diferenciais da formação.

Cursos inscrevem para novas turmas
Tendo como área de concentração “História, Região e Fronteiras” e as linhas de pesquisa “Política e Relações de Poder”, “Economia, Espaço e Sociedade” e “Cultura e Patrimônio”, o PPGH está com inscrições abertas até 2 de fevereiro para o Mestrado, que oferta 20 vagas, e para o Doutorado, que oferece 15 vagas. Os cursos são voltados a profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

Mais informações estão disponíveis AQUI.