Geral

Intercambistas estrangeiros se despedem da UPF

26/06/2019

16:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

As partidas e chegadas são realidades vividas diariamente em um ambiente universitário. Para quem se aventura na busca de novas experiências e conhecimentos por meio do intercâmbio acadêmico, essa é uma rotina. Na tarde desta quarta-feira (26), estudantes do México e da Espanha foram recebidos em uma atividade especial para marcar a conclusão da passagem pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Vindo da região da Galícia, Hector Manuel Rodriguez Tuset cursa Artes Visuais. Sua experiência em Passo Fundo e na UPF o fizeram refletir sobre a importância de ser um bom profissional, além de lhe trazer um amadurecimento pessoal. “Eu não conhecia o Brasil e a minha vinda para cá foi uma decisão do destino. Depois que cheguei aqui, conheci a cidade e a Universidade, vi que estava no lugar certo. Sempre quis conhecer novas culturas. Aqui, fui muito bem recebido e aproveitei de uma receptividade que não vi em nenhum outro país”, destacou.

Para a coordenadora da Assessoria Internacional, professora Dra. Luciane Sturm, em cada final de semestre ou ano, eles finalizam um ciclo importante na caminhada. Hoje nos despedimos de acadêmicos do México e da Espanha e nos preparamos para enviar alguns dos nossos estudantes para o exterior em alguns dias. É um crescimento coletivo, que traz benefícios para toda a Universidade”, ressaltou.

Presente no encontro, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, agradeceu a escolha dos estudantes pela Universidade e ouviu de cada um a experiência vivida na Instituição. Para ela, os laços criados fortalecem a busca pelo conhecimento e se tornam permanentes. “Acompanhei a chegada deles e as expectativas e os receios de quem chega em um lugar novo com uma identidade diferente. Toda essa troca de experiências é fundamental para a Universidade como um todo. Cada estudante que compartilhou experiências evoluiu. Com a presença deles, a UPF fica mais diversa, maior e mais completa”, frisou. Ela também pediu que os intercambistas levassem até seus professores e familiares um agradecimento em nome da Universidade.

Também estiveram presentes o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, a equipe da Assessoria Internacional, professores que atuam juntamente com os acadêmicos e monitores.

A atividade contou com uma apresentação do Grupo de Danças da UPF, além de comidas típicas das festas juninas.