Extensão

Integrantes do projeto Modos de Ver participam de Seminário da Apace

19/10/2018

20:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Integrantes do projeto de extensão Modos de Ver da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram, nesta sexta-feira, 19 de outubro, do Seminário da Associação Passo-fundense de Cegos (Apace). O evento, realizado na UPF, ofereceu uma oficina que convidou os participantes a se colocarem no lugar de um deficiente visual, desenvolvendo um percurso sensorial.

Os participantes tiveram os olhos vendados para que melhor pudessem vivenciar as diferentes sensações e espaços pelo qual passavam, sempre sendo conduzidos por uma das bolsistas do projeto. Cada participante, ao se deslocar neste espaço preparado, encontrou diferentes materiais que representavam os múltiplos obstáculos que os cegos enfrentam diariamente em suas vidas. Participaram do percurso estudantes de diversos cursos da UPF, associados da Apace e familiares dos participantes do projeto destinado para deficientes visuais ou com baixa visual.

Após o percurso, os participantes relataram a experiência, explicando como se sentiram e como isso impactou em suas vidas. Eles relataram que foi muito relevante e que também os levou a pensar muito sobre as dificuldades cotidianas enfrentadas por um deficiente visual. Além disso, deixaram registrados seus depoimentos por escrito ao finalizar a experimentação sensorial. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Me. Margarida Pantaleão, foi uma experiência muito gratificante para todos que compartilharam das vivências na oficina.

Sobre o projeto

O projeto Modos de Ver é desenvolvido desde 2011 com um grupo da Apace, coordenado pela professora Me. Margarida do curso de Artes Visuais da UPF, tendo como objetivo desenvolver experimentações sensório perceptivas usando materiais plásticos como uma forma de inclusão.