Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Lima
Docentes se preparam para o retorno das aulas e o começo de um novo ciclo, marcado pela implantação do ensino fundamental e a inserção do novo ensino médio
O início do ano letivo é sempre significativo para o movimento escolar, pois vem acompanhado de muitas expectativas, novos projetos e anseios. Para marcar o retorno dos professores às atividades, o Centro de Ensino Médio Integrado UPF preparou uma programação especial. Os docentes foram recepcionados, nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, com uma atividade de acolhimento, que contou com apresentação artística e palestra sobre “A humanização no processo avaliativo”.
Os professores foram recebidos no hall do prédio do Integrado, no Campus I, pelo diretor Jonir Dalbosco, que destacou que o momento de retorno é sempre muito especial. “O retorno é algo sempre muito esperado por todos. Precisamos retornar com a sensação de pertencimento e paixão pela educação e essa paixão vem quando a Instituição acolhe com amor e carinho seu público. Acredito que a formação continuada é o que alimenta o docente e é o que traz qualidade para o processo ensino-aprendizagem acontecer”, afirma o diretor, ao mencionar que a programação de recepção aos professores segue nesta quinta-feira (10), com ações de planejamento entre os coordenadores de curso e os docentes.
Dalbosco também evidenciou que este ano promete ser de muito trabalho, ainda mais pelo novo momento vivido pelo Integrado, que dá início às aulas do 8º e 9º anos do ensino fundamental e coloca em prática o novo ensino médio, além da oferta dos cursos técnicos. “Em 2021 trabalhamos ferrenhamente para a implantação do ensino fundamental e para o novo ensino médio e agora temos a missão de colocar em prática, o que é tão desafiador quanto o planejamento”, pontua o diretor.
O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Luiz Fernando Kramer Pereira Neto, também esteve presente na recepção. Ele aproveitou para dar as boas-vindas aos professores e comemorar as conquistas do Integrado. “Mesmo com as dificuldades impostas, este tempo de pandemia nos levou a tomar decisões mais corajosas, com esforço de muitas mãos e que neste ano se torna realidade: o início do ensino fundamental. Sempre sonhamos com algumas ações e ficamos muito felizes por estarmos conseguindo realizar. A partir do momento em que a criança pode entrar aos seis anos e sair daqui com pós-graduação, a Fundação cumpre com o seu papel de formação integral em relação a esses cidadãos que tanto nos dedicamos para formar”, salientou o presidente.
A humanização no processo avaliativo
O evento de recepção aos professores contou com a participação das convidadas Marindia Brandtner, psicóloga, e a professora Flávia Niemann, que palestraram sobre o tema “A humanização no processo avaliativo”, destacando a importância da avaliação como parte do processo de formação e como ela ajuda no aprendizado e no desenvolvimento dos estudantes.
Docência e práticas pedagógicas em tempos de pandemia
Durante o evento de acolhimento aos docentes também ocorreu o momento de lançamento oficial do livro “Docência e práticas pedagógicas em tempos de pandemia – Reflexões e narrativas do Centro de Ensino Médio Integrado UPF”. Organizado e escrito por professores da escola, o segundo volume da obra expõe as ações de ensino e práticas pedagógicas desenvolvidas em 2020 e 2021, durante a pandemia da covid-19.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas