Integrado

Integrado UPF recepciona professores com programação especial

10/02/2022

14:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Docentes se preparam para o retorno das aulas e o começo de um novo ciclo, marcado pela implantação do ensino fundamental e a inserção do novo ensino médio

O início do ano letivo é sempre significativo para o movimento escolar, pois vem acompanhado de muitas expectativas, novos projetos e anseios. Para marcar o retorno dos professores às atividades, o Centro de Ensino Médio Integrado UPF preparou uma programação especial. Os docentes foram recepcionados, nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, com uma atividade de acolhimento, que contou com apresentação artística e palestra sobre “A humanização no processo avaliativo”.

Os professores foram recebidos no hall do prédio do Integrado,
no Campus I, pelo diretor Jonir Dalbosco

Os professores foram recebidos no hall do prédio do Integrado, no Campus I, pelo diretor Jonir Dalbosco, que destacou que o momento de retorno é sempre muito especial. “O retorno é algo sempre muito esperado por todos. Precisamos retornar com a sensação de pertencimento e paixão pela educação e essa paixão vem quando a Instituição acolhe com amor e carinho seu público. Acredito que a formação continuada é o que alimenta o docente e é o que traz qualidade para o processo ensino-aprendizagem acontecer”, afirma o diretor, ao mencionar que a programação de recepção aos professores segue nesta quinta-feira (10), com ações de planejamento entre os coordenadores de curso e os docentes.

Dalbosco também evidenciou que este ano promete ser de muito trabalho, ainda mais pelo novo momento vivido pelo Integrado, que dá início às aulas do 8º e 9º anos do ensino fundamental e coloca em prática o novo ensino médio, além da oferta dos cursos técnicos. “Em 2021 trabalhamos ferrenhamente para a implantação do ensino fundamental e para o novo ensino médio e agora temos a missão de colocar em prática, o que é tão desafiador quanto o planejamento”, pontua o diretor.

O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Luiz Fernando Kramer Pereira Neto, também esteve presente na recepção. Ele aproveitou para dar as boas-vindas aos professores e comemorar as conquistas do Integrado. “Mesmo com as dificuldades impostas, este tempo de pandemia nos levou a tomar decisões mais corajosas, com esforço de muitas mãos e que neste ano se torna realidade: o início do ensino fundamental. Sempre sonhamos com algumas ações e ficamos muito felizes por estarmos conseguindo realizar. A partir do momento em que a criança pode entrar aos seis anos e sair daqui com pós-graduação, a Fundação cumpre com o seu papel de formação integral em relação a esses cidadãos que tanto nos dedicamos para formar”, salientou o presidente. 

A humanização no processo avaliativo 

O evento de recepção aos professores contou com a participação das convidadas Marindia Brandtner, psicóloga, e a professora Flávia Niemann, que palestraram sobre o tema “A humanização no processo avaliativo”, destacando a importância da avaliação como parte do processo de formação e como ela ajuda no aprendizado e no desenvolvimento dos estudantes. 

Docência e práticas pedagógicas em tempos de pandemia

Durante o evento de acolhimento aos docentes também ocorreu o momento de lançamento oficial do livro “Docência e práticas pedagógicas em tempos de pandemia – Reflexões e narrativas do Centro de Ensino Médio Integrado UPF”. Organizado e escrito por professores da escola, o segundo volume da obra expõe as ações de ensino e práticas pedagógicas desenvolvidas em 2020 e 2021, durante a pandemia da covid-19.