Notícias UPF

Integrado UPF e Projur Mulher e Diversidade recebem homenagem

  • Por: Assessoria de Imprensa

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF e o programa de extensão Projur Mulher e Diversidade da Universidade de Passo Fundo (UPF) foram homenageados na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, nesta segunda-feira, 21 de outubro. A homenagem foi proposta pelo vereador Marcio Patussi, pelos 30 anos do Integrado UPF e 15 anos do Projur Mulher e Diversidade.

O Integrado UPF, mantido pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), oferece ensino médio e cursos de educação profissional em níveis auxiliar e técnico. Nestas três décadas de história já formou quase 8 mil alunos e, neste ano, ficou mais uma vez em primeiro lugar no Enem entre as escolas públicas e privadas. Além da infraestrutura, os alunos Integrado têm à sua disposição laboratórios para aulas práticas e uma rede de bibliotecas com mais de 110 mil títulos e 285 mil exemplares. “Nossa caminhada ser reconhecida pela Câmara representa mais que um reconhecimento, mas o quanto a nossa Instituição é importante na formação de estudantes do ensino médio e da educação profissional. Essa homenagem e os nossos resultados representam a seriedade do nosso processo de ensino e aprendizagem”, destacou o diretor do Integrado UPF, Jonir Dalbosco.

Já o Projur Mulher e Diversidade da Faculdade de Direito, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, visa atender à diversidade e às mulheres em situação de violência de gênero, doméstica, familiar e filhos, nas áreas cível e criminal, nos termos da Lei Maria da Penha, bem como da legislação pertinente. 

Só em 2018, foram mais de 2,3 mil atendimentos indiretos e mais de 1,2 mil atendimentos diretos. Nasceu em 2004, antes mesmo da publicação da Lei Maria da Penha. “Ser construído antes da Lei Maria da Penha demostra que a Universdidade foi mais uma vez à frente e se antecipou a uma política pública em prol das mulheres e da comunidade.  O Programa continua ampliando seus serviços, diversificando suas ações e intensificando os atendimentos pós-violência e na prevenção para conseguir reduzir o número de violência”, destacou a coordenadora do Programa, professora Dra. Josiane Petry Faria.

Reconhecimento
O autor da homenagem na Câmara destacou os motivos da proposição. “O Integrado UPF é uma escola diferente, que trabalha com atendimentos em laboratórios e biblioteca com mais de 285 mil exemplares. É um grande diferencial para as pessoas que buscam um ensino qualificado. Já o Projur tem contribuição fantástica, não só na conscientização e orientação, mas na busca de alternativas de fortalecer políticas públicas para as mulheres vítimas de violência”, destacou o vereador Patussi.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, ressaltou que o Integrado sempre foi reconhecido pela qualidade dos seus cursos, com currículo ampliado e integrado à Universidade, trazendo um grande diferencial na formação dos estudantes. Também destacou a importância do Projur Mulher. “O Projur cuida de uma dimensão humana feminina fundamental, que é a prevenção e enfrentamento de situações de violências às mulheres e mais recentemente à questão de gênero, oportunizado, além do enfrentamento, o empoderamento para que as mulheres possam lidar e para que essas situações não mais se repitam”, enfatizou Bernadete.

O presidente da FUPF, professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto destacou os diferencias do Integrado UPF e as perspectivas futuras. “Enquanto mantenedora, a FUPF sempre foi muito apoiadora em relação ao nosso Integrado, que faz 30 anos de história, marcado por muita qualidade e está entre as principais escolas de ensino médio da região Norte e enaltece a formação dos nossos alunos. A perspectiva futura é de ampliação do Integrado para os nossos campi, com toda a estrutura que temos”, revelou o presidente da FUPF.

A comunidade, professores, funcionários, acadêmicos e autoridades prestigiaram a homenagem. Também estiveram presentes, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva, o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Cristiano Cervi e o diretor da Faculdade de Direito, professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt.