Integrado

Integrado promove o I Circuito de Produção Textual

16/11/2018

11:42

Por: Caroline Simor

Fotos: Caroline Simor

Atividade reuniu estudantes, professores e familiares na Academia Passofundense de Letras

Em todas as séries, o Centro de Ensino Médio Integrado da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) promove atividades que incentivam a criatividade, a busca pelo conhecimento e o desafio de superar barreiras. Voltado para as turmas do 3º ano, o I Circuito Integrado de Produção Textual ocorreu ao longo do semestre e teve sua noite especial na quarta-feira (14). O encontro, que reuniu estudantes, professores e familiares, aconteceu na Academia Passofundense de Letras.

A ideia, segundo a comissão organizadora, foi desafiar os estudantes a elaborarem redações sobre temas atuais e relevantes para a sociedade. De acordo com o diretor, professor Me. Jonir Dalbosco, o objetivo foi oferecer o Circuito como uma forma de qualificação e de encontro pelo desejo de escrever. “No Circuito, pensamos em algo que envolvesse a escrita, justamente porque no último ano eles estão se preparando para provas como vestibular e Enem, e, por isso, precisam estar preparados para elaborar uma boa redação. O que vimos foram metodologias ousadas, criativas, que despertaram em nossos estudantes o desejo pela leitura e escrita”, destacou.

Dalbosco lembra que até o ano passado o 3º ano era responsável pelo Festival de Cinema Integrado, que, em 2018, foi direcionado ao 2º ano. Como o primeiro ano tem a responsabilidade da Mostra do Conhecimento, a ideia foi criar o Circuito de Produção Textual para colocar os estudantes finalistas em destaque. 

Para avaliar os trabalhos, uma Comissão Especial de Avaliação foi constituída e a coordenação dos trabalhos ficou a cargo das professoras Me. Mariane Rocha Silveira e Me. Roberta Costella. Para Mariane, o grande objetivo foi potencializar a escrita dos estudantes a partir de um evento que trabalhasse o empenho, a criatividade e a vontade. “Buscamos oportunizar um espaço de formação do senso crítico, de sujeitos pensantes de suas próprias existências. O Circuito teve a missão de possibilitar diversas visões de mundo, capacitando-os para a vida”, frisou.

A atividade contou com a presença dos professores do Integrado, bem como de representantes da Academia Passofundense de Letras. A parte artística ficou por conta da Banda do Integrado, formada por estudantes de diversos níveis e coordenada pelo professor Rafael Terres, e do Bando e Bandinho de Letras, projetos vinculados ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Vencedores
Dentre os finalistas, os três primeiros ficaram com a premiação. Em terceiro lugar, ficou a estudante Julia Dall'Agnol. Em segundo, Maria Fernanda Simionatto de Lemes, e, em primeiro lugar, a estudante Ana Luiza Saggin Confortin.