Integrado

Integrado UPF tem inscrições abertas para o ensino médio

03/11/2021

14:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Núcleo Experimental de Jornalismo - FAC/UPF

Novo modelo do ensino médio da escola permitirá que alunos estejam mais imersos na Universidade

Reconhecido pelo trabalho desenvolvido na área da educação ao longo de mais de 30 anos, o Integrado UPF dá início, nesta quarta-feira, 3 de novembro, ao período de inscrições para o 1º ano do ensino médio em 2022. Com base na nova organização curricular do ensino médio, a escola possibilitará que os estudantes façam suas próprias escolhas para o futuro, e independente de qual for, tenham imersão total no ambiente universitário. Interessados podem se inscrever no site upf.br/integrado.

No novo ensino médio do Integrado UPF, os estudantes poderão trilhar caminhos que aprimoram suas habilidades de forma criativa e intuitiva. De acordo com o diretor, professor Me. Jonir Dalbosco, o modelo traz, além de várias possibilidades, a continuidade do diferencial da Instituição no que diz respeito a sua proposta metodológica e pedagógica. 

Partindo da formação geral básica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que envolve quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Matemática) e os itinerários formativos, o Integrado irá dispor de uma nova proposta de ensino. “Vamos ofertar 16 trilhas formativas, as quais dialogarão com as unidades acadêmicas da UPF e os seus cursos de graduação. Em cada semestre, serão oportunizadas 4 trilhas e os estudantes necessitarão fazer duas”, conta Dalbosco.

Segundo o docente, as 16 trilhas serão oferecidas aos alunos do 1º e 2º anos. “Eles optarão por duas trilhas formativas em cada semestre. Ou também poderão escolher por um curso técnico. Como somos uma escola que forma profissionais técnicos de nível médio, podemos oportunizar 5 cursos técnicos: Alimentos, Eletrotécnica, Enfermagem, Mecânica e Segurança do Trabalho”, disse Dalbosco.

Já no 3º ano, conforme o professor, todos os alunos farão a formação geral básica, que é comum a todos, e o aprofundamento, chamado de aperfeiçoamento de estudos, o qual envolve a preparação para o Enem e vestibulares.

Um novo jeito de fazer e ensinar
Com foco no protagonismo estudantil e integrado aos seres humanos e às ações em sua volta, o novo ensino médio contemplará o projeto de vida e as unidades curriculares de práticas experimentais, que são os laboratórios, onde os estudantes irão praticar o que aprenderam na teoria, na formação geral básica. Os Projetos Integradores, caracterizados pelas diversas atividades da escola, continuarão, mas com a novidade do projeto integrador de estudante apoiador.

Para Dalbosco, o modelo do ensino médio Integrado UPF será um novo fazer, um novo ensinar, no qual todos (instituição de ensino, professores, gestão, estudantes e pais) precisam compreender a nova proposta, considerada ousada e criativa. “Essa nova proposta está integrada com o acolhimento dos nossos estudantes, professores, familiares e colaboradores. É o humanismo interagindo com o processo de ensinar e aprender, porque muito mais do que ensinar e aprender, precisamos nos compreender enquanto seres humanos e qual é a nossa missão”, finaliza.

Ingresse no Integrado UPF
As inscrições de alunos para o ensino médio do Integrado UPF, bem como o agendamento de entrevistas, devem ser realizados AQUI até 16 de novembro. São ofertadas três turmas de, no máximo, 32 vagas por turma, mais 15 vagas para as Bolsas Integrais no Programa Gratuidade Educacional para a Educação Básica.

As entrevistas ocorrerão de 22 a 26 de novembro, e as matrículas nos dias 6, 7 e 9 de dezembro. Os estudantes terão 40h semanais e as aulas acontecerão de segunda a sábado pela manhã, e de segunda a quinta à tarde.

Mais informações podem ser obtidas em upf.br/integrado.