Ensino

Inscrições para o Startup Day UPF Parque abrem neste sábado (10)

09/03/2018

10:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Encontro, que potencializa o desenvolvimento da visão empreendedora dos participantes, ocorre nos dias 6 e 7 de abril, na UPF. Interessados devem se inscrever no site https://eventos.splora.ninja

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), promove o Startup Day UPF Parque. A programação acontece nos dias 6 e 7 de abril, no Centro de Eventos, Campus I. As inscrições devem ser feitas a partir deste sábado (10), no site https://eventos.splora.ninja, seguindo até o dia 30 de março, com vagas limitadas. O investimento é de R$ 32,00 por pessoa.

O evento se constitui como um projeto multidisciplinar, envolvendo alunos e profissionais das mais variadas áreas do conhecimento, com foco no desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação. Cada equipe participante terá 24 horas para desenvolver um novo negócio, conforme o desafio que será proposto na abertura do Startup Day. O propósito central é incentivar o desenvolvimento da visão empreendedora dos participantes e potencializar possíveis novos empreendimentos que possam ser pré-incubados na Incubadora UPF Parque (IUP).
 
A IUP é uma incubadora que abriga empresas de base tecnológica e dos setores tradicionais e que apoia o surgimento e o desenvolvimento de empresas que buscam criar novas tecnologias e o melhoramento de processos a partir de um ambiente de inovação, transformando ideias inovadoras em negócios possíveis e viáveis para o mercado. Para tanto, a IUP conta com um espaço físico especialmente construído para alojar temporariamente micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços, dispondo de uma série de serviços e facilidades.

De acordo com o professor Anderson Neckel, coordenador da atividade, o encontro também objetiva potencializar a capacidade empreendedora nos participantes, proporcionando um cenário de discussão, relacionando a teoria com atividades práticas. Além disso, Neckel destaca que o evento está embasado em metodologias ativas, levando em consideração algumas ferramentas do Design Thinking, que darão norte à construção dos novos modelos de negócio. “Queremos proporcionar um momento de criação de novos empreendimentos e possíveis soluções que possam atender às necessidades e às demandas de toda a região de abrangência da Universidade, levando em consideração inúmeras dinâmicas e atividades descontraídas que estimulem a criatividade dos participantes. Algumas surpresas estão programadas para o decorrer das 24 horas”, pontua o docente.

A coordenação do evento também conta com a participação dos professores Juliana Kurek (Fear) e Roberto Rabello (Iceg).

Quem pode participar?

As inscrições são abertas para toda a comunidade e qualquer pessoa pode participar, independente do grau de formação, curso ou instituição. Nesse contexto, o evento tem como principal objetivo criar um cenário multidisciplinar, no qual os participantes possam interagir com pessoas, empreendedores e empresários, das mais variadas áreas, possibilitando uma visão mais ampla sobre as áreas do empreendedorismo e da inovação. A idade mínima para participação no Startup Day é de 16 anos e os participantes que forem menores de idade deverão apresentar autorização dos pais ou se inscreverem para o evento com um responsável legal.

Interessados poderão fazer a inscrição individualmente ou em grupos de no mínimo seis e de no máximo dez integrantes. Os participantes que se inscreverem individualmente terão um momento, no início do evento, para montar a sua equipe multidisciplinar, também de 6 a 10 participantes, em uma dinâmica de interação. Já aqueles que efetuarem as inscrições em grupo necessitarão fazer o credenciamento com a equipe completa.

Como vai funcionar?

A programação inicia às 18h, com o credenciamento, e, às 19h30min, será realizada a abertura oficial, a apresentação do desafio e das regras da competição. Todas as 24 horas de atividades serão coordenadas por professores, especialistas, empresários e empreendedores, com base na metodologia do Design Thinking, e as equipes terão que desenvolver uma solução (novo empreendimento) dentro do desafio proposto. O Startup Day UPF Parque se estende até as 19h30min do dia seguinte. Haverá interação entre os participantes e um ambiente cheio de surpresas e novidades.
 
Cada participante poderá levar seu computador e dispositivos móveis para acesso à internet; material de ilustração (canetas, revistas, post-its, lápis coloridos, papéis coloridos, entre outros); kit sobrevivência (chimarrão, lanches, água) e caneca para café. Não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas.

Os facilitadores

Cada equipe terá um facilitador, que auxiliará nas ações do grupo durante as 24 horas de atividades. O facilitador ficará responsável por orientar e fazer com que os participantes alcancem resultados ainda mais positivos. Os facilitadores terão treinamento prévio e entenderão todas as regras do evento e pontuações.

Poderão participar como facilitadores do Startup Day UPF Parque 2018 apenas os participantes do Startup Day UPF Parque 2017. As inscrições podem ser realizadas aqui.
 
Empresas que tiverem o interesse de apoiar o evento devem entrar em contato diretamente com a coordenação, pelo e-mail andersonn@upf.br. Mais informações podem ser obtidas em www.facebook.com/startupdayupf.