Ensino

Inscrições abertas para curso de Experimentação no ensino de Ciências e Química

17/09/2018

17:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Atividade é promovida pelo curso de Química da UPF e tem como público-alvo acadêmicos e egressos dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas, além de professores da rede pública e privada da educação básica

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para o curso de extensão “Experimentação no ensino de Ciências/Química”. Promovida pelo curso de Química, a atividade ocorrerá no dia 8 de novembro, nos laboratórios de Química do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), prédio B2, no Campus I da UPF. Com duração de oito horas, o curso é presencial e destinado a acadêmicos e egressos dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas, além de professores da rede pública e privada da educação básica de Passo Fundo e região. 

Durante o curso, os participantes se envolverão diretamente na montagem e na execução de vários experimentos relacionados à Química do Ensino Médio e às Ciências do Ensino Fundamental. A partir disso, serão discutidos os conceitos relacionados com as atividades, abordando-os de forma contextualizada, sempre buscando relacioná-los com a vivência dos estudantes. À medida que as atividades forem sendo realizadas, serão apresentados materiais alternativos que podem substituir materiais e reagentes de laboratório, pois, às vezes, a escola não conta com esse espaço. Quando for o caso, sua construção será discutida com os participantes. 

Para a coordenadora da atividade, professora Me. Bruna Carminatti, o curso é um importante momento de formação continuada para professores e futuros professores de Ciências e Química da região de abrangência da UPF. “Nosso principal objetivo é visar sempre a qualificação do Ensino de Ciências e Química na Educação Básica, por meio do emprego de atividades experimentais investigativas, contextualizadoras e interdisciplinares no Ensino de Ciências, tanto em nível Médio quanto Fundamental, apresentando alternativas para execução de atividades experimentais em escolas que não têm laboratório e/ou materiais específicos e também nas que têm”, explicou. 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de novembro, pelo link https://secure.upf.br/eventos/eventos/368. O valor é de R$30,00 para acadêmicos e R$40,00 para egressos e professores.