Pesquisa e Inovação

InovaPork: desafio de ideias na suinocultura

04/04/2019

09:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento, promovido pela Embrapa Suínos e Aves em parceria com a UPF, ocorre na próxima segunda-feira (08)

Com o objetivo de fomentar a inovação de impacto na suinocultura e atrair pessoas com ideias em qualquer estágio de maturidade, a Embrapa Suínos e Aves e a Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem o InovaPork. O encontro, voltado para acadêmicos, produtores e profissionais independentes, ocorre na segunda-feira (08), das 15h às 17h30min, no auditório do curso de Medicina Veterinária, Campus I. A atividade realizada na UPF antecede o evento que ocorrerá nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho em Concórdia (SC). Os detalhes sobre a programação e inscrições podem ser conferidos no site www.inovapork.com.br.

A temática “Fuçando ideias” desafiará os participantes a encontrarem soluções na suinocultura. Segundo o professor Dr. Eraldo Zanella, diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), o objetivo é trazer pessoas de diferentes áreas e ou expertises para, organizadas em equipes e startups, debater o tema. Ele ressalta que os startups são empresas pequenas que recentemente entraram no mercado de trabalho, mas que seus participantes têm ideias criativas e inovadoras, não necessariamente vindas do agronegócio. “A UPF sendo a maior universidade do norte do estado está sendo a protagonista nesta importante área de inovação. A oportunidade de divulgar o evento na Instituição se deve à parceria de longa data na parte de pesquisa, ensino e extensão com a Embrapa. Além disso, queremos estimular que os startups presentes no Parque Tecnológico, bem como os alunos da graduação e pós-graduação da UPF, participem com ideias criativas e inovadoras para esse setor”, destacou, lembrando que, por meio de eventos como esse, recentemente, uma empresa incubada no Parque Tecnológico da UPF recebeu uma premiação na área de gado de leite (Ideas for milk 2018), em São Paulo.

Programação na UPF
Duas palestras estão previstas para a programação que ocorre na Universidade. “Desafios e oportunidades da cadeia de suínos” será o tema abordado pela pesquisadora e chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dra. Janice Zanella. 

Já o analista da Embrapa Cássio Wilbert falará sobre o evento, abordando o tema “Tire esta ideia da cabeça! InovaPork 2019”

Buscando inovação
A Embrapa Suínos e Aves está localizada em Concórdia, Santa Catarina, em uma região com predomínio das agroindústrias que trabalham com suínos e aves, contando com a parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Conforme o professor Zanella, essa associação reúne cerca de 1400 startups, sendo que menos de 10 trabalham com agronegócio, e, dessas, seis com suinocultura. De acordo com  Zanella, a Embrapa Suínos e Aves pode intermediar o contato com investidores do agronegócio para financiar os projetos dos startups. “Diversas empresas ligadas ao agronegócio são patrocinadoras do InovaPork, e certamente estarão investindo nas melhores ideias originais oriundas desse evento. Ao invés de uma empresa montar uma equipe, pode somente financiar um startup para desenvolver a ideia”, pontuou.