Geral

Inova RS promove encontro com lideranças para discutir a inovação

17/09/2020

17:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Programa visa a parceria entre academia, governo, sociedade civil e empresas para a promoção da inovação no estado

Como incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação? É a isso que se propõe o programa de governo da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, o Inova RS, o qual visa à criação de parcerias estratégicas com as áreas empresariais, acadêmicas e governamentais para a promoção da inovação. Com esse objetivo, ocorre no dia 28 de setembro, a partir das 14h, a primeira reunião do Inova RS com lideranças da região Produção e Norte.

A região Produção e Norte conta com mais de 130 municípios integrantes no projeto, contudo oito cidades estão mais intimamente ligadas ao programa de implantação do Inova RS que são Carazinho, Erechim, Frederico Westphalen, Marau, Não-Me-Toque, Passo Fundo, Soledade e Tapejara.

O encontro on-line deve reunir prefeitos, diretores, dirigentes e representantes de associações que possam contribuir para defender e priorizar projetos inovadores.

Inova RS

O Inova RS é dividido em oito regiões representativas do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.

Atualmente o RS é o 5º estado brasileiro mais inovador e o 4º colocado em competitividade global em setores tecnológicos, conforme o Índice FIEC de Inovação dos Estados – 2018. O programa estimula o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do estado, tornando o RS um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.

Confira os principais objetivos do Inova RS:

Conectar o RS para que seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local;

Fomentar a nova economia e promover a inovação em setores tradicionais;

Criar um ambiente de negócios mais ágil no Rio Grande do Sul;

Impulsionar a articulação regional e a participação social nesse movimento, por meio de novas políticas públicas inovadoras;

Fortalecer o desenvolvimento regional alinhado às políticas públicas e atividades empreendedoras mais vocacionadas em cada região do Estado;

Aumentar a capacidade de investimento do Estado;

Qualificar o aprendizado para a nova economia.