Ensino

Incentivo para retornar

06/07/2020

11:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Facilidades do reingresso permitiram que Flávio Júnior Batesini concluísse sua graduação em Jornalismo na UPF iniciada ainda em 2008

A trajetória acadêmica nem sempre é fácil. Para alguns estudantes, desafios como a distância de casa, dificuldades financeiras ou mesmo outros impedimentos podem fazer com que seja necessário mudar de universidade ou parar o curso. Foi mais ou menos isso que aconteceu com o hoje egresso do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo Flávio Júnior Batesini. Sua vida acadêmica iniciou ainda em 2006, quando ingressou em uma universidade em Santa Catarina. Logo no início do curso, no entanto, Batesini decidiu pedir transferência para a UPF, para poder ficar mais próximo de casa. 

A dificuldade de se encontrar no mundo da comunicação fez com que o jornalista precisasse tomar mais uma decisão que impactaria seus estudos. “Eu acabei fazendo outro curso, um técnico em outra área completamente diferente. Depois disso, fiquei por nove anos trabalhando no Conselho Tutelar, mas sempre pensei em terminar já que faltaria apenas o TCC para concluir”, contou.

A oportunidade de concluir a graduação em Jornalismo chegou no início deste ano. Com uma série de incentivos oferecidos pela Instituição, Batesini conseguiu ver uma possibilidade de retorno. “A UPF entrou em contato comigo para falar sobre os descontos e benefícios que estava oferecendo para quem reingressasse e também para quem tem mais de 35 anos, meu caso. E então, foi tipo ‘vamos terminar, chegou a hora’", lembra. 

Apesar de considerar o retorno difícil, por ter ficado tanto tempo afastado do curso, Batesini conta que deu tudo certo. Ele conseguiu apresentar seu trabalho e garante que está muito feliz por ter conseguido concluir sua graduação. “A UPF teve sim uma parcela importante nesse incentivo para minha volta. Acho bacana a Instituição ter esses projetos que facilitam o retorno de pessoas, assim como eu afastadas, a retornarem.  A sensação é de que não ficou interrompido o que eu comecei lá atrás, e essa sensação e muito boa e gratificante”, concluiu. 

Ingresso Especial
Quem, assim como o Flávio, deseja pedir transferência ou voltar a estudar na UPF, pode aproveitar o período de solicitações do Ingresso Especial. Neste ano, o ingresso poderá ser feito em cinco modalidades: Transferência, Reingresso, Reabertura, Seleção simplificada e Disciplinas Isoladas. As solicitações poderão ser feitas até o dia 3 de agosto pelo site ingresso.upf.br