Universidade

Incentivo ao empreendedorismo: estudantes mais próximos do conhecimento e da inovação

13/04/2022

16:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e Tainá Binelo

Centenas de estudantes que participam do Projeto Jovem Empreendedor visitaram a estrutura da UPF e UPF Parque, nesta quarta-feira (13)

Qual a melhor idade para começar a pensar no futuro e na carreira profissional? Para centenas de crianças e adolescentes que participam do Projeto Jovem Empreendedor, o sonho de ter uma carreira promissora começa ainda na escola. Na manhã desta quarta-feira, 13 de abril, a Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu a visita de mais de 400 estudantes que participam do Projeto desenvolvido pelo Instituto Manager, parceiro da Instituição. A recepção ocorreu no Centro de Eventos da UPF, Campus I, e, em seguida os jovens conheceram a estrutura e o trabalho desenvolvido nos três módulos do Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque).

Pelo período de 1 ano, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas da municipais e estaduais da região aprendem, em aulas no contraturno escolar, sobre empreendedorismo, sobre como criar suas próprias oportunidades e se qualificam para ingressar no mercado de trabalho. “O nosso encontro de hoje tem o objetivo de trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. Durante todo o curso os alunos aprendem sobre todas as áreas do mercado e também a entenderem como que grandes empresas fizeram para crescer e chegar onde estão”, disse o diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni, ao destacar. “Agradecemos a parceria da UPF, que dispõe da Biblioteca Virtual, de toda a estrutura e de alguns professores para auxiliar os estudantes, sendo que muitos deles, depois do Projeto, acabam ingressando na Universidade”, ressaltou.

Em seu discurso, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, comentou sobre a importância de ter um sonho e conseguir realizá-lo. “É muito bom ver vocês construindo sonhos, se constituindo como alguém que vocês querem ser agora e para o futuro. Em cada lugar da Universidade a gente faz com que sonhos se concretizem, por meio do conhecimento. Essa oportunidade pode começar cedo, por meio de um projeto lindo como esse que vocês participam, fazendo conexões e conhecendo o que existe aqui dentro”, destacou a reitora.

“A vida de uma Universidade como a nossa com tanta gente diferente, tantas áreas, oportuniza muitas trocas, muito crescimento, convívio, tantas ações que fazem com que a gente possa voar para onde nós quisermos. Desejo que vocês possam encontrar ao longo do projeto muitas oportunidades para construírem a história de vocês e para serem cada dia melhores, pois nós precisamos de um mundo melhor”, analisou.

A gestora do UPF Parque, Teofanes Foresti Girardi, apresentou o trabalho desenvolvido com as empresas nos três módulos do Parque Científico e Tecnológico. “Para quem tem o objetivo de empreender, é importante termos conhecimento, pois qualquer negócio nasce de uma ideia e o UPF Parque existe para lapidar essas ideias e fazer com que elas se tornem no mercado uma possibilidade de negócio. Todo mundo que tem uma boa ideia, independente da área, pode se inscrever no UPF Parque. Que vocês sejam donos dos seus próprios negócios. Nós estamos aqui para criar essas oportunidades e conexões com todos vocês”, afirmou.

Jovens mais próximos do empreendedorismo

Os estudantes que participaram do Manager Day vieram dos municípios de Não-Me-Toque, Fontoura Xavier, São José do Herval, Nova Roma do Sul, Espumoso, Chapada, Sananduva, Ibiaçá e Tapejara. 

Arthur, Sofia e Erick são estudantes do Ensino Fundamental e sonham em ser empreendedores

O sonho de se tornar empreendedor já está presente na vida de muitos jovens, como é o caso do Arthur da Luz dos Santos, de 13 anos, que pretende criar um aplicativo de delivery. “Ele é voltado para pizzarias, restaurantes e bares. Esse aplicativo ainda está em fase de planejamento, mas em breve colocarei em prática”, afirma.

A ideia do estudante Erick Krüger Canofre, do 8º ano do Ensino Fundamental, é criar o projeto de uma máquina de algodão doce semiautomática. “Estou propondo diminuir o serviço repetitivo da máquina de algodão doce, onde só precisa colocar e tirar o palito, gerando menos serviço manual e repetitivo para girar o algodão doce”, explica.

Já a Sofia Balensiefer Cardoso, de 12 anos, pretende usar os conhecimentos para ajudar a alavancar o negócio da mãe. “Pretendo ajudar minha mãe com a venda de alimentos, fazendo publicações e ajudando ela nas vendas”, destaca.

Radar UPF Parque

Juntamente com o Manager Day, o UPF Parque realizou mais uma edição do Radar UPF Parque. Participaram do encontro o representante da XP Investimentos, professor Dr. Tiago Dalla Corte, e o supervisor de Engenharia de Produto da Stara, Guilherme Oliveira, que conversaram com os estudantes sobre tecnologias e investimentos para o agronegócio.