Cultura

III Congresso Internacional de Folclore é lançado oficialmente

17/05/2019

13:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Lauriane Agnolin

Evento cultural ocorre de 25 de maio a 1º de junho, em Passo Fundo e região

O III Congresso Internacional de Folclore – Dança e Tradição foi lançado nesta sexta-feira, 17 de maio. A solenidade, realizada no ginásio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF), Campus I, reuniu diversas autoridades.

A terceira edição do Congresso, promovido pela Feff/UPF e pela Prefeitura de Passo Fundo e que conta com o apoio de parceiros, acontece de 25 de maio a 1º de junho, com uma programação repleta de ações culturais de países como Argentina, Brasil, México, Costa Rica, Colômbia, Peru, Equador e Chile. No sábado (25), os participantes serão recepcionados com uma confraternização de boas-vindas. Na mesma data, no domingo (26) e na segunda-feira (27), as atividades serão realizadas de forma itinerante, em Piratuba (SC) e Ipira (SC). A abertura do Congresso em Passo Fundo está marcada para a terça-feira (28), às 19h30min, no Teatro do Sesc. Na quarta-feira (29), as ações ocorrerão em Marau (RS). Nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, haverá palestras, oficinas e espetáculos de dança.

A reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, cumprimentou a comissão organizadora e os convidados que estiveram no lançamento. “A qualidade do trabalho e as relações sociais se fazem com parcerias”, comentou, destacando que, por meio do Congresso, a Universidade cumpre o papel fundamental de educar em múltiplas dimensões.

O vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, mencionou a dimensão do evento cultural. “O Congresso é regional, com atividades acontecendo em Passo Fundo e em outras cidades. Isso fortalece cada vez mais uma característica bem peculiar do nosso município, que é de ser uma cidade envolvida com a cultura”, relatou.

A diretora da Feff, Me. Andréa Bona Ughini, enfatizou que essa nova edição do Congresso traz cultura e vida a Passo Fundo por meio da arte da dança. “Diferentes países participarão dele e mostrarão como são as suas danças e tradições para a comunidade local e regional”, disse.

Voz ao folclore
O Congresso quer, mais uma vez, se constituir como um espaço para que governantes e estudiosos possam conhecer e se aprofundar do folclore, a partir de debates entre agentes culturais dos mais diversos países, fortalecendo proposições e ideias da criação, circulação, investigação e gestão cultural, bem como através do contato com casais de bailarinos das diferentes nações que se apresentarão. Para a programação, também são convidados profissionais, conhecedores e estudiosos do folclore, grupos com representações que tenham reconhecida trajetória em seus países.

O coordenador do III Congresso Internacional de Folclore – Dança e Tradição, Me. Luís Gustavo Maias da Silva, demonstrou alegria por mais uma edição da atividade. “Ficamos muito felizes pelo fato de as pessoas acreditarem no folclore. O Congresso deseja, novamente, ser voz do folclore do nosso município”, afirmou.

O vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, agradeceu o apoio neste momento importante da cidade. “Também queremos um município desenvolvido através da dança e da cultura”, pontuou.

O lançamento ainda contou com as apresentações artísticas de Jonas Wagner e do Grupo de Danças Folclóricas da UPF.

Informações
Poderão participar do Congresso gratuitamente estudantes, comunidade em geral e pessoas que queiram conhecer e aprofundar a dança folclórica. As novidades sobre os participantes podem ser conferidas na página do grupo no Facebook. Mais detalhes pelo e-mail congressofolclore@upf.br.