Pesquisa e Inovação

II Seminário de Formação Continuada em História ocorre nesta semana

22/11/2021

13:37

Por: Assessoria de Imprensa

Os desafios do ensino interdisciplinar serão abordados durante a atividade que reunirá profissionais da educação

O II Seminário de Formação Continuada em História - Os desafios do ensino interdisciplinar -, será realizado na próxima quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de novembro. Promovido pela Associação dos Pós-Graduandos em História da UPF, o evento terá módulos com minicursos, palestras e conferências.

A programação dos minicursos ocorre pelo Google Meet nos turnos da manhã e tarde. Os participantes que se inscreverem nessas formações estarão automaticamente inscritos nas conferências. Dentre as atividades, a conferência de abertura está marcada para às 19h30min da quinta-feira (25), com a participação do professor Dr. Nilton Mullet, que abordará o tema “As múltiplas possibilidades do ensino de história: aprendizagem em História como arte de criar encontros alegres”.

O Seminário visa proporcionar o contato entre pós-graduandos dos cursos de mestrandos e doutorandos, egressos, bolsistas de iniciação científica, alunos de graduação e professores do Ensino Fundamental e Médio. Também objetiva reunir profissionais da educação para um encontro de compartilhamento do saber; além de incentivar a formação continuada, mantendo a proximidade dos egressos neste processo de troca de saber; e discutir a interdisciplinaridade do novo contexto educacional.

Confira a programação dos minicursos

25/11 (quinta-feira) - manhã
- Minicurso 1: História e Mídias: Como utilizar a imprensa na sala de aula?
- Minicurso 2: Programa de Vida: Competências desejadas, necessárias e irreversíveis
25/11 (quinta-feira) - tarde
- Minicurso 3: História das Religiões e Religiosidades: perspectivas e diálogos para o ensino
- Minicurso 4: Ensino de História a partir dos Arquivos Históricos
- Minicurso 5: Educação, possibilidades e relações étnico-raciais: povos indígenas e quilombolas em sala de aula
26/11 - (sexta-feira) - manhã
- Minicurso 6: Diálogos interdisciplinares entre Arqueologia e História
- Minicurso 7: Gênero, Sexualidade e Escola
- Minicurso 8: Educação inclusiva no ensino médio: Desafios e possibilidades
26/11 - (sexta-feira) - tarde
- Minicurso 9: Aperte "jogar" para aprender: O uso de jogos eletrônicos para incentivar, cativar e ensinar os estudantes
- Minicurso 10: O Historiador e o trabalho com a literatura na sala de aula: aproximações e distanciamentos
- Minicurso 11: Nas margens da sociedade colonial. A história "vista de baixo" as oportunidades e as limitações teóricas e metodológicas. Como podemos internacionalizar a história social do Brasil?

 

Inscrições
Professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação podem participar. As inscrições nas modalidades cursistas e ouvintes devem ser feitas até 25/11, AQUI. Mais informações sobre o evento estão disponíveis neste link. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail apgh@upf.br.