Ensino

II Módulo Internacional do curso de Administração visita a Argentina e o Chile

31/08/2022

13:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Durante a atividade proposta por docentes, acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a profissão

Expandir e romper fronteiras, tanto do conhecimento quanto territoriais: esse foi o convite feito pelos professores Me. Anderson Neckel e Me. Valquiria Paza aos acadêmicos do II Módulo Internacional do curso de Administração da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios da Universidade de Passo Fundo (Esan/UPF). Para isso, os estudantes viajaram entre os dias 18 e 28 de agosto para a Argentina e para o Chile, onde visitaram empresas, conheceram o empreendedorismo local, a estrutura das cidades, os ambientes de gestão e os principais pontos turísticos.

A ação é uma extensão opcional oferecida aos acadêmicos e professores, que viabiliza a experiência internacional em culturas diferentes. Segundo Neckel, a viagem foi bastante positiva, considerando que durante a viagem o grupo vivenciou experiências em uma realidade totalmente diferente da habitual. “Passamos pelas cidades de Córdoba e Mendoza na Argentina, onde os participantes foram convidados a conhecer a economia local, cases das empresas Chocolezza, uma das principais fábricas de alfajores da Argentina, e Pasrai, uma agroindústria de azeites de oliva, a qual possui a premiação de um dos melhores azeites de oliva do mundo”, pontua o docente ao falar das visitas.

No país vizinho, o grupo visitou, ainda, a sede do governo chileno, local onde estão os maiores bancos e empresas da cidade de Santiago do Chile. Tiveram a oportunidade de conhecer também o complexo turístico “Vale Nevado”, a Concha y Toro (maior vinícola do Chile) e a Universidade de Vina Del Mar, onde foram convidados a participar de uma palestra com informações sobre a economia local. Na ocasião também foram firmadas parcerias para a oferta de disciplinas em conjunto, com objetivo de aproximar ainda mais as instituições e promover a internacionalização para ambas. 

Também organizadora da atividade, Valquíria comenta a importância da interdisciplinaridade na formação dos estudantes. “Foi uma experiência fantástica! Visitamos o polo onde está alocada, por exemplo, a Escola de Negócios, da qual faz parte o curso de Administração. Nossos acadêmicos interagiram e questionaram sobre a formação, empregabilidade, economia e oportunidades de intercâmbio. Nos deixou muito felizes a proximidade e a possibilidade de realizarmos aulas de forma interdisciplinar via remoto com esta instituição”, finalizou a professora.
 

Experiência marcante 


A Vitória Zanatta, acadêmica do curso de Administração no Campus Sarandi da UPF, foi uma das participantes da excursão. Para ela, a experiência foi enriquecedora e enriqueceu ainda mais a sua formação. “O módulo internacional agregou muito ao curso de Administração, onde de forma prática conhecemos o processo de produção das vinícolas, olivícolas, e de uma fábrica de chocolate dos países onde estivemos. Durante a viagem tivemos a experiência de contato com três moedas diferentes e também conhecemos mais sobre a cultura dos argentinos e chilenos. Com certeza foi uma experiência muito marcante que levarei para o resto da vida”, pontua a jovem.