Ensino

ICB realiza I Salão de Pesquisa e Extensão

29/09/2017

17:36

Por: Assessoria de Imprensa

Evento acontece de 9 a 11 de outubro, reunindo acadêmicos de todos os cursos da unidade

Promover a integração das atividades de pesquisa e extensão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) com o ensino dos diferentes cursos mantidos pela unidade é o que objetiva o I Salão de Pesquisa e Extensão do ICB. A atividade acontece de 9 a 11 de outubro e envolve os cursos de Enfermagem, Farmácia, Biologia Licenciatura e Bacharelado, Fonoaudiologia, Nutrição e Estética e Cosmética.

A metodologia do Salão de Pesquisa e Extensão do ICB contempla apresentações de trabalhos de todos os acadêmicos que estejam envolvidos em atividades de pesquisa e extensão (seja projeto de pesquisa, extensão, ou trabalho de conclusão de curso), com resultados parciais ou finais a comunicar. O período de inscrições de trabalhos está aberto e segue até 6 de outubro. 

A atividade envolve acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (Paidex); alunos voluntários nos projetos de pesquisa e extensão; mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb) e outros programas nos quais há a inserção de professores do ICB; além de alunos de graduação com trabalhos de conclusão de curso. 

Os trabalhos serão apresentados em dois momentos durante o evento: um para uma turma de seu curso, diferente da sua; e em outro momento para uma turma de outro curso do ICB. As aulas não serão interrompidas durante o evento, transcorrendo normalmente, sendo que cada disciplina receberá o incremento de duas apresentações, uma de seu curso, outra de um curso coirmão do ICB. Cada apresentação dos acadêmicos terá um tempo máximo de 7 minutos, mais 7 minutos de debates. 

O evento está sendo coordenado pela professora Charise Bertol e tem como comissão organizadora os professores Nêmora Pauletti Prestes e Jaime Martinez, os coordenadores dos cursos ligados ao ICB e a mestranda Vanessa Bortoncello. Conforme a equipe organizadora, o Salão busca também preparar os alunos para a Semana do Conhecimento da UPF, que acontece em novembro, além de divulgar os projetos que estão ocorrendo na unidade e diversificar e enriquecer o espaço pedagógico das salas de aula com as apresentações dos projetos de pesquisa e de extensão do ICB, exercitando a missão universitária da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.