Universidade

I Sintox conta com a participação da UPF

17/12/2020

10:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Universidade de Passo Fundo integrou comissão organizadora do I Simpósio Internacional de Toxoplasmose

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação ( PPGBioexp), integrou a comissão organizadora do I Simpósio Internacional de Toxoplasmose (I Sintox). O evento ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, de forma on-line por transmissão no Youtube.

A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita, o protozoário Toxoplasma gongii, bastante comum em países de clima quente, sendo uma doença que pode ser adquirida por meio de contato via oral com os parasitas, ou por toxoplasmose congênita, quando o bebê recebe a doença da mãe, que teve toxoplasmose na gravidez.

O evento foi organizado pela egressa da UPF, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Dra. Andresa Silva Spyrides. Além disso, a UPF integrou a comissão organizadora por meio do trabalho dos professores Dr. Eraldo Zanella e Dra. Maria Isabel Botelho Vieira. Também integrou a comissão organizadora do evento outra egressa da UPF, Angélica Consalter.

O Sintox contou com a presença do Dr. J. P. Dubey, que foi convidado de honra devido a sua inestimável contribuição à ciência na pesquisa em Toxoplasma gondii. As palestras do evento ficaram gravadas e podem ser acessadas AQUI