Ensino

I Encontro de Estudantes da Faed

04/08/2017

16:03

Por: Jéssica França

Fotos: Jéssica França

Evento construído coletivamente promove dinâmicas e oficinas para acadêmicos dos cursos de Design de Moda, Pedagogia e Serviço Social

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Educação (Faed), realizou, na noite de quinta-feira, dia 3 de agosto, no Centro de Eventos, o I Encontro de Estudantes da Faed. O evento foi organizado pelos próprios alunos, integrando as comemorações em alusão aos 60 anos da unidade acadêmica. O encontro, que tem como tema “Ser Estudante”, foi realizado em parceria com os cursos de Design de Moda, Pedagogia e Serviço Social.

A proposta do encontro foi realizada a partir de uma pesquisa e do diagnóstico realizados nas turmas. Dessa forma, os estudantes tiveram autonomia para buscar alternativas que possibilitassem a construção coletiva do evento. “Pensamos em um momento diferente, de interação, dinâmica, para que todos possam interagir”, relatou a acadêmica do curso de Pedagogia Eloisa Bay. 

Evento

A abertura do encontro contou com a participação da Banda Libertarte, formada por músicos e egressos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Passo Fundo. Apresentando composições em diferentes estilos musicais, os acadêmicos foram recepcionados para o encontro, que contou, ainda, com a atividade “Yoga do Riso”, ministrada por Lúcia Görgen. “A participação da Banda Libertarte é um momento de integração envolvendo também a comunidade, além de outros cursos. Dessa forma, percebemos que também podemos aprender de outras maneiras e vimos que não existem saberes melhores ou maiores”, destacou a acadêmica do curso de Serviço Social Silvana Ribeiro. 

Momento de formação

O encontro busca envolver todos os estudantes da Faed, possibilitando que, além de um momento de integração, o I Encontro de Estudante também seja de capacitação. “Para a Faed, é um momento formativo de extrema importância porque as vivências formativas no percurso do currículo permitem que nós tenhamos um profissional com maior consciência, com o desejo de fazer um trabalho que possa envolver os processos de humanização, de bem-estar e de transformação das coisas que estamos tão imbuídos em fazer para que realmente os espaços sejam melhores do que já são”, relatou a diretora da Faed, professora Eliara Zavieruka Levinski. 

O encontro contou ainda com uma coreografia coletiva realizada pelos alunos e também com a participação do professor Adriano Vieira, que falou a respeito do “Ser Estudante”. “Acho que é mais prazeroso, mais descontraído também quando integramos formação e atividades mais dinâmicas, como as de dança”, opinou a acadêmica do curso de Serviço Social Giulia Camargo. 

Oficinas

Na noite desta sexta-feira, dia 4 de agosto, o I Encontro dos Estudantes segue com a realização de 15 oficinas que abrangem os três cursos e que acontecerão em salas de aula da Faed e do CET.