Pesquisa e Inovação

I Colóquio do Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural será em 23 de maio

02/05/2019

10:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

O I Colóquio do Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural (Nehmur) acontecerá no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) no dia 23 de maio. O evento, que tem como tema “Mundo rural, regiões e fronteiras no processo de (re)apropriação territorial e agrária: a pesquisa e os desafios contemporâneos”, visa debater a problemática do acesso à terra sob a ação de variáveis político-jurídicas, econômicas e sociais no processo de (re)ocupação do espaço, considerando noções e relações entre história agrária; agricultura e propriedade; e desenvolvimento regional e meio ambiente.

A programação é composta de mesas de abertura e encerramento e apresentação de trabalhos nos simpósios temáticos. A partir das 8h30min, na Sala de Defesas do IFCH, haverá a mesa de abertura “Mundo rural, regiões e fronteiras no processo de (re)apropriação territorial e agrária: a pesquisa e os desafios contemporâneos”. Debaterão a temática o professor Dr. José Antônio Moraes do Nascimento (Departamento de História e Geografia da Unisc), o professor Dr. Paulo Afonso Zarth (pesquisador CNPq) e a professora Dra. Arlene Renk (PPG em Ciências Ambientais UnoChapecó). A mediação será da professora Dra. Ironita P. Machado (Nehmur/PPGH-UPF/GT Mundo Rural RS). O cronograma das demais atividades pode ser conferido no site https://nehmurupf.wixsite.com/nehmur/i-coloquio-mundo-rural.

Como participar?
Graduados, mestrandos e doutorandos de todas as áreas do conhecimento e demais interessados em participar do Colóquio como ouvintes ou nos simpósios temáticos devem se inscrever até 8 de maio. Orientações para a submissão de trabalho nos simpósios, bem como os temas a serem trabalhados na atividade, estão disponíveis no endereço eletrônico do Colóquio.

Mais informações podem ser acessadas no link. O Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural filia-se à linha de pesquisa “Espaço, economia e sociedade” do Programa de Pós-Graduação em História da Instituição.