Ensino

HIV é tema de aula aberta na Faculdade de Medicina

16/05/2019

14:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Atividade reuniu acadêmicos de diferentes cursos na noite dessa quarta-feira, dia 15 de maio

A Liga Acadêmica de Infectologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF) promoveu, na noite dessa quarta-feira, dia 15 de maio, uma Aula Aberta com o tema "HIV/AIDS: Diagnóstico, aspectos clínicos e tratamento". A aula foi ministrada pela Dra. Clarissa Oleksinski e ocorreu no anfiteatro da FM, reunindo acadêmicos do curso de Medicina e de áreas como Serviço Social, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, além da comunidade externa. 

De acordo com a presidente da Liga, a acadêmica Adrieli Prigol, a escolha pelo tema se deu pelo grande número de casos que vêm acontecendo no mundo todo e, especialmente, no município. “É um tema que está em constante avanço e a gente tem trabalhado bastante isso na Liga. Esse evento já aconteceu no ano passado, com outra abordagem, sobre a profilaxia pós-exposição (PEP). Esse ano, nós resolvemos abordar de uma forma mais geral, levando em consideração os aspectos clínicos, o tratamento e o diagnóstico da AIDS”, explicou Adrieli. 

Com ampla experiência na área, a palestrante da noite falou de forma geral sobre o tema. “A Dra. Clarissa já trabalhou durante quatro anos no Serviço de Apoio Especializado do município, que trata basicamente desse tema e de outras ISTs. Ela já trabalhou conosco em outros eventos, é uma parceira nossa e egressa do curso”, ressaltou a presidente. Em sua fala, Clarissa destacou também alguns dados sobre o HIV no Rio Grande do Sul. “O índice de mortalidade está diminuindo, o que é uma notícia boa. O nosso estado ainda é o que mais tem casos de HIV/AIDS. Entretanto, não se sabe ao certo se é em razão do comportamento da população ou por uma maior notificação de casos”, pontuou.