Ensino

Híbridos UPF: curso de Geografia permite formação dinâmica e inserção no mercado

07/01/2022

11:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Ao ter autonomia para organizar o tempo de estudo por módulos, o estudante que optar pelos Cursos Híbridos da UPF também poderá eleger temas de interesse e começar as aulas a partir da temática que melhor se adequar a sua realidade. Esse dinamismo na formação também ocorre no curso híbrido em Geografia. Com inscrições abertas, aqui, a graduação contará com aulas on-line, gravadas e presenciais, permitindo dinamicidade na formação e rápida inserção no mercado de trabalho.

O curso é oferecido em toda a estrutura multicampi e o acadêmico terá aulas presenciais, com a presença do professor, no campus em que se matriculou.

O que o curso Híbrido em Geografia Licenciatura oferece?

- Aulas síncronas através da Plataforma Google Meet, onde o estudante terá a presença do professor no horário normal das aulas no turno da noite;
- Aulas assíncronas na Plataforma Moodle, com a possibilidade de realizar as tarefas nos momentos que melhor se adaptar ao aluno;
- Aulas presenciais com a presença do professor da disciplina no campus onde o estudante está matriculado;
- Currículo flexível e módulos independentes que não requer uma sequência numérica

“O estudante vai encontrar professores qualificados, que amam ensinar Geografia. Vai encontrar disciplinas sintonizadas com o mundo atual, com concepções e metodologia atuais. Encontrará disciplinas que darão conta do conhecimento geográfico e, também, que darão conta de formar professores aptos e qualificados para a sala de aula, para planejar projetos pedagógicos e contribuir com a gestão escolar”, frisa a coordenadora do curso, professora Dra. Luciane Rodrigues de Bitencourt.

Falta de professores é oportunidade para quem busca qualificação

De acordo com a coordenadora, existe uma carência grande de professores com qualificação para atuar na educação básica pública e privada. Por esse motivo, profissionais formados pela UPF são, segundo ela, rapidamente absorvidos pelo mercado. “Existe carência de professores com qualificação para atuar na educação básica e os acadêmicos do curso de Geografia são rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho e, muitas vezes, iniciam suas atividades antes mesmo de formados”, observa.

Para Luciane, a autonomia é muito importante no processo formativo, uma vez que prepara para a vida profissional. “Em breve, ele será responsável pela escolha de estratégias, conteúdos e formas de avaliação para os seus estudantes e para isso precisa ter autonomia. Assim, escolher os seus caminhos no curso de Graduação é um aprendizado”, pontua.

Professor: agente formador, ferramenta de transformação e peça fundamental

“Primeiro, não entendo um mundo sem professor. O professor é o agente que forma cidadãos críticos, competentes, éticos, humanos, autônomos a construção do seu futuro”, ressalta Luciane.

Conforme ela, é o docente que vai auxiliar e orientar o despertar de competências e habilidades exigidas na vida profissional, bem como despertar competências e habilidades sócio emocionais, tão importantes às relações humanas e a vida em sociedade. É com o professor, na escola, que o estudante desenvolve o senso crítico; tornando-se indivíduo e membro da sociedade. 

Luciane pontua que, para além disso, o professor incentiva a curiosidade e a aprendizagem; mostra um mundo múltiplo e globalizado, onde o respeito à natureza, às individualidades e às diferenças são fundamentais ao convívio social. “O professor é o agente que incentiva a utilização correta e adequada da ciência, assim como incentiva a reflexão e estimula a atualização, mostrando que um mundo dinâmico que constante apresenta mudanças nos mais diversos segmentos sociais, tecnológicos, profissionais. Ser professor de Geografia é apaixonante. É compreender o mundo, a sociedade, as transformações diárias locais e globais. É respeitar o ambiente, o outro, as diferenças e igualdades”, conceitua a coordenadora.