Pesquisa e Inovação

Estar habilitado para dar sequência ao trabalho de excelência

30/03/2021

10:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Felipe Pierezãn e Jéssica França

Laboratórios da UPF recebem renovação de habilitação da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS)

Reconhecida pelo trabalho desenvolvido com a comunidade nas mais diversas áreas do conhecimento, a Universidade de Passo Fundo (UPF) segue realizando ações e atividades, bem como oferecendo serviços que contribuam, de alguma maneira, com a vida e o dia a dia da população. Como forma de dar continuidade a este processo com qualidade, alguns dos espaços da Instituição necessitam estar habilitados para desempenhar suas funções, e isso acontece por meio da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS), que renovou a habilitação de determinados laboratórios da UPF.

Receberam a renovação de habilitação o Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), o Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal (CDSA), o Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle), o Laboratório de Sementes e o Laboratório de Diagnóstico Veterinário. O objetivo da habilitação é permitir que estes espaços sejam identificados e monitorados, com o intuito de melhorar o acompanhamento das atividades executadas para promover maior segurança quanto à qualidade dos produtos analisados, sujeitos à vigilância sanitária, e comercializados em território nacional.

Cepa está entre os laboratórios que receberam a renovação de habilitação

Segundo a analista da qualidade e responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade dos laboratórios acreditados, Renata Dalchiavon, estar habilitado na REBLAS assegura aos clientes que os serviços oferecidos pelos laboratórios primam pela qualidade e confiabilidade dos resultados. “Os laboratórios passam por avaliações periódicas, que afirmam a competência na realização das atividades de ensaio, fundamental para atender com segurança as demandas dos nossos clientes”, comenta.

Instituição já possui a habilitação
A REBLAS é constituída por laboratórios analíticos, públicos ou privados, habilitados pela Anvisa, capazes de oferecer serviços de interesse sanitário com qualidade, confiabilidade, segurança e rastreabilidade. De acordo com o artigo 5º da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 390/2020, todos os laboratórios analíticos prestadores de serviço que realizam ensaios de controle de qualidade em lotes de produtos acabados devem estar habilitados na Rede, nos escopos correspondentes às respectivas categorias de produtos analisados.

Para garantir a habilitação, é necessário que estes laboratórios sejam acreditados pelo Inmetro, perante avaliação da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE). A UPF já possui a habilitação, porém, é importante receber a confirmação de continuidade, pois reafirma o compromisso dos laboratórios em cumprir legalmente suas obrigações e prestar um atendimento de excelência  aos clientes. Assim, a renovação de habilitação foi concedida nos termos da RDC nº 390, de 26 de maio de 2020, sob o Nº REBLAS 134, por meio da comprovação da manutenção do sistema de gestão da qualidade através da acreditação pelo Inmetro CRL 0614, segundo a norma vigente ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.

Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal (CDSA)

A habilitação também é fundamental, já que ela é utilizada como critério em muitos processos como licitações, por exemplo. Ainda, coloca a UPF em destaque na lista de laboratórios acreditados pela RDC 390/2020.