Universidade

Green Office UPF promove ação de conscientização sobre sustentabilidade

17/09/2021

15:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

De 17 a 26 de setembro é celebrada a Semana Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Movimentação será nas redes sociais do projeto

Com início nesta sexta-feira, dia 17, seguindo até o dia 26 de setembro, é celebrada a Semana Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Criada com o intuito de promover a conscientização sobre sustentabilidade, a movimentação irá pautar algumas ações do Centro Acadêmico de Sustentabilidade - Green Office UPF. O objetivo é incentivar toda a comunidade acadêmica a promover os Objetivos dentro da Instituição.

Ao todo, são 17 objetivos criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando promover um mundo mais sustentável por meio de um plano de ação até o ano 2030. O Brasil integra o rol de países que são membros da ONU e, por isso, também é parte do projeto.

Confira aqui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Espaço de ações na UPF

O Green Office foi criado na UPF para promover atividades, formações e movimentações que buscam inserir a comunidade acadêmica no empenho de colocar em prática os objetivos.  

A ação especial para a Semana que celebra os Objetivos é realizada na rede social do Green Office. Por meio de postagens informativas e interativas, a equipe compartilha conteúdo sobre os ODS, bem como exemplos de ações diárias que a comunidade pode realizar para contribuir com a sustentabilidade. 

De acordo com a equipe, nesta semana, quatro objetivos estão sendo abordados: ODS 7 - Energia Limpa e Acessível, ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 - Consumo e Produção Sustentáveis e o ODS 13 - Ação Global contra Mudança Climática.

A comunidade acadêmica e todos os seguidores são convidados a compartilhar os seus momentos sustentáveis no dia-a-dia, marcar o Instagram do Green Office UPF e usar a hashtag #momentosustentavelGOUPF. “Dessa forma, um movimento é criado e mais pessoas são inspiradas a observar as oportunidades para um dia-a-dia mais sustentável”, pontua Giovana Reginatto, uma das integrantes do Escritório.

O que se pode fazer?

Alguns exemplos de ações que podem ser realizadas e compartilhadas incluem o uso de bicicleta ao invés de carro, uso de copo reutilizável ao invés do descartável, compostagem de resíduos em casa, uso de ecobag no mercado, preparo de uma refeição vegetariana, entre outros.