Universidade

Gambás recebem atendimento do Grupo de Estudos de Animais Silvestres da UPF

14/09/2020

15:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Equipe Geas/UPF

Os nove animais foram encaminhados à Universidade após serem encontrados em Esmeralda (RS)

O Grupo de Estudos de Animais Silvestres da Universidade de Passo Fundo (Geas/UPF) segue desenvolvendo o trabalho de atendimento clínico e cirúrgico de diferentes espécies. Dentre elas, a equipe do Geas atende nove gambás que foram encontrados no município de Esmeralda (RS)

Os nove irmãos gambás (5 fêmeas e 4 machos) foram encaminhados à UPF pela mesma patrulha da Brigada Militar que recentemente resgatou os filhotes de puma às margens da BR 285, em Vacaria. A mãe dos gambás foi encontrada sem vida.

Estado de saúde dos gambás é considerado bom

Segundo a coordenadora do Geas, professora Me. Michelli de Ataíde, os animais são considerados jovens, possuem dentes, mas ainda mamam. “Além do leite, os integrantes do Geas tem priorizado a dieta natural deles, composta de carnes, ovos, frutas e proteínas vegetal e animal”, comenta.

Com o estado de saúde bom e sem necessitar tanto da dependência humana, os animais devem ter alta para reabilitação e vida livre em cerca de duas ou três semanas. “Após a recuperação, eles poderão ser reintroduzidos na natureza, pois são espécies sinantrópicas, que acabam vivendo bem em áreas periurbanas, rurais. Eles também são capazes de sobreviver na região urbana, em pequenas tocas e árvores, podendo se aglomerar em construções”, relata Michelli.

Espécie comum na região
A presença dos gambás é comum na região de Passo Fundo e no Brasil, tendo apenas algumas diferenciações genéticas. Eles só começam a liberar o mau cheiro na puberdade, quando se sentem ameaçados. De acordo com a professora Michelli, os gambás são animais oportunistas e se alimentam de tudo o que encontrarem, não possuindo uma única opção de alimento. “Por isso, eles são bem resistentes as intempéries ambientais. No inverno, por exemplo, com a alimentação mais escassa, eles se alimentam de frutas, sementes, folhas e carnes”, conta a docente.

Geas
Além de atender as mais diversas espécies, o Grupo de Estudos de Animais Silvestres desenvolve programas de conscientização da fauna brasileira, como forma de aperfeiçoamento e formação de cidadãos mais conscientes do necessário cuidado com o meio ambiente, promovendo também atividades que visam à ampliação e a aprendizagem.