Geral

Fundada a Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Regional

25/03/2022

16:37

Por: Assessoria de Imprensa

A reunião de fundação da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (AHR/UPF) ocorreu na quinta-feira, 24 de março. O ato foi realizado de forma on-line e contou com a participação de entidades parceiras do AHR, equipe de funcionários, professores, estudantes e pesquisadores dos fundos documentais do Arquivo. Os trabalhos e discussões para a criação, iniciadas no ano passado, envolveram diversos consulentes do AHR, uma participação de grande importância para a concretização desse projeto.

A Associação de Amigos do Arquivo Histórico Regional tem como objetivo buscar junto à comunidade meios de garantir a suplementação de carências administrativas, técnicas e culturais do setor AHR. Como entidade civil autônoma, a Associação propõe-se a contribuir com a busca de acervos, divulgação cultural, participação em editais de fomento, auxílio técnico-científico e colaboração em atividades e eventos promovidos pelo Arquivo. 

Também faz parte da proposta da Associação, o fortalecimento do AHR diante da comunidade local e regional, pela atuação de seus membros em seus grupos de relações profissionais e pessoais.

Os interessados em participar das próximas discussões estão convidados. Em breve, um novo encontro será realizado para a entrada de novos associados, aprovação dos estatutos sociais e votação da primeira comissão diretiva. Para mais informações, entre em contato com a coordenação do AHR pelo e-mail gizele@upf.br. “Cuidar do acervo é salvaguardar nossa memória e história, seja um associado”, convida a coordenadora do Arquivo, professora Dra. Gizele Zanotto.

Sobre o AHR
O Arquivo Histórico Regional, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF, é um dos maiores acervos históricos da região Norte do Rio Grande do Sul. Ele está localizado no Campus I da UPF, no subsolo do prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). É um centro regional de guarda, conservação e disponibilização à consulta ou pesquisa de documentos de seu acervo, que abrange cerca de 900 fotografias e filmes e mais de 50 mil edições de jornais impressos, revistas, almanaques, e milhares de outros tipos de acervo como arquivos públicos, sociais, judiciários, privados, biblioteca auxiliar e de prefeituras de Passo Fundo e Lagoa Vermelha. Saiba mais em www.upf.br/ahr.