Geral

Fórum Regional de Educação de Soledade discutiu a gestão democrática na educação

25/10/2018

19:18

Por: Assessoria de Imprensa UPF/ Assessoria Prefeitura de Soledade

Fotos: Divulgação

Evento ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro Cultural de Soledade

O Fórum Regional de Educação de Soledade ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro Cultural de Soledade, com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF). O tema do evento foi “Gestão democrática na educação: da travessia ao cotidiano”. Participaram professores municipais, da rede estadual, privada e de redes ou sistemas de outros municípios, bem como acadêmicos e estudantes. 

O tema do evento foi motivado pelos desafios e pela necessidade de discussão acerca dos processos de gestão da educação nas sociedades complexas. A abertura do Fórum foi no dia 23 de outubro e contou com a presença do prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo, da vice-prefeita, Marilda Borges Corbelini, da secretária de Educação de Soledade, Ádria Brum de Azambuja, do presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Rodrigues da Silva, do diretor do Campus UPF Soledade, Idioney Oliveira Vieira, e da professora da Faed/UPF, Dra. Luciane Spanhol Bordignon. "É preciso fazer esse movimento de travessia, de conhecimento dos princípios que embasam a gestão democrática, para aplicá-lo no cotidiano. O Fórum é esse momento que vai legitimar publicamente o que tem sido feito no sistema municipal, no tocante a formação dos nossos professores", destacou a secretária de Educação de Soledade, Ádria Brum de Azambuja.

A conferência de abertura teve como tema o “Trabalho pedagógico na escola”, abordado pela professora Dra. Liliana Soares Ferreira (UFSM), com mediação da professora da UPF, Dra. Luciane Spanhol Bordignon. Durante a tarde, foram realizadas salas temáticas com diversos assuntos sobre educação com a participação de professores e grupos de pesquisa e de extensão da UPF.

Na manhã da quarta-feira, dia 24 de outubro, ocorreu um momento cultural e foram socializados relatos de experiências de escolas de ensino fundamental e de educação infantil e pesquisas educacionais com professores e acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/Faed) e da UFFS – Campus Erechim. No turno da tarde, foi realizado o painel “Organização e gestão da escola democrática", com a participação do professor Dr. Jerônimo Sartori (UFFS), das professoras da UPF, Dra. Eliara Zavieruka Levinski e Dra. Luciane S. Bordignon. O evento também contou com a apresentação do projeto de extensão da UPF Núcleo Suzuki de Violinos.

A professora da Faed, Eliara Zavieruka Levinski, destacou que o Fórum foi construído de forma participativa com a comunidade das escolas municipais e que decorreu dos diálogos, constatações e necessidades percebidas no cotidiano das instituições escolares, dos professores em sala de aula, das práticas de gestão e de estudos realizados. A parceria com a Faed/UPF é de longa data, por meio de projetos de extensão da UPF e assessoramento em diferentes áreas do conhecimento coordenado pelo Centro Regional de Educação. “Essa parceria reafirma a responsabilidade social e acadêmica da Universidade”, ressaltou Eliara, afirmando que o Fórum é um dos mecanismos da política pública de formação continuada de professores, que está sendo constituída em Soledade.

O Fórum foi uma realização da Prefeitura de Soledade, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, com apoio da UPF, por meio da Faculdade de Educação (Faed), do Centro Regional de Educação (CRE), do Programa de Formação (Parfor), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), e dos grupos de estudos e/ou pesquisas Gepalfa, GPEPGE, GEPPQ e do Projeto Momento Patrimônio.