Ensino

Formação dinâmica e focada na realidade de cada estudante

02/12/2021

09:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Curso híbrido em Engenharia da Produção permite flexibilidade de horários e incentiva o acadêmico na construção do próprio conhecimento

E se você pudesse organizar a sua formação de acordo com o seu tempo? Essa é a proposta dos Cursos Híbridos UPF. Com eles, o acadêmico tem acesso a um currículo mais flexível, dinâmico e estruturado em módulos que podem ser organizados de acordo com o tempo de cada um. As inscrições estão abertas até fevereiro e uma das oportunidades é o curso híbrido em Engenharia da Produção

Com aulas on-line e conteúdos gravados, o curso também conta com atividades presenciais, feitas a cada 15 dias. Essa modalidade permite que o estudante dinamize sua formação, tendo acesso a toda a estrutura física da Universidade e o contato direto com os professores. 

De acordo com o coordenador, professor Me. Anderson Hoose, o curso possui uma grade curricular em módulos e, a partir do segundo ano, cada módulo possui uma disciplina na forma de projeto integrador. “Além das disciplinas tradicionais da Engenharia de Produção, elas também são trabalhadas de forma integrada nos projetos integradores, onde se busca relacionar as mesmas com a realidade da região onde o curso está inserido”, pontua, lembrando que o currículo do híbrido tem a mesma estrutura das disciplinas que são encontradas no curso presencial.

Para Hoose, o fato de ser híbrido traz uma maior flexibilidade quanto ao horário e local de estudo. “Nesta modalidade, o estudante consegue participar de todos os projetos integradores, pois fazem parte da grade curricular. As atividades realizadas no curso, podem ser relacionadas aos locais de trabalho dos estudantes. Vários alunos percebem que existe uma grande proximidade entre a teoria e a prática que é trabalhada em sala de aula e também no ambiente online. O contato com o professor da disciplina é um grande diferencial do curso híbrido”, destaca.

Profissão entre as mais procuradas do país

Segundo o professor, a área de Engenharia de Produção atualmente está entre as mais cursadas no Brasil. Ele pondera que o mercado de trabalho é amplo, assim como a qualificação profissional do egresso, que possibilita a atuação em várias áreas. 

As empresas de uma forma geral sempre buscam por melhorias em seus processos e nas atividades que desempenham e, neste sentido, conforme o coordenador, o Engenheiro de Produção surge como uma pessoa chave dentro deste processo. “O Engenheiro de Produção também pode atuar como empreendedor, abrir o seu próprio negócio. Atualmente, aproximadamente, 10% dos egressos do Curso na UPF tem seguido para a abertura do próprio negócio”, salienta.