Ensino

Ferramentas de gerenciamento aplicadas à construção civil são abordadas em pesquisa acadêmica

17/01/2019

17:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Na busca por identificar ações relacionadas ao modo como as ferramentas de gestão podem ajudar o profissional de engenharia civil no gerenciamento de projetos e resolução de problemas, o acadêmico do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF) Josemar Soares da Silveira apresentou o seu trabalho denominado “Ferramentas de gerenciamento aplicadas à construção civil”. O trabalho foi apresentado no dia 5 de dezembro, durante a VIII Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil.

O evento ocorreu no prédio do Centro Tecnológico R2 e o trabalho foi orientado pela professora Dra. Luciana Brandli. “O trabalho surgiu de uma demanda que, na minha opinião, existe no mercado da construção civil. Então, fiz uma pesquisa das principais ferramentas de gestão que se usa para gerenciar empreendimentos e resolver problemas”, disse.

Silveira identificou diversas ferramentas de gestão, realizando a pesquisa com várias construtoras. “Utilizei três de Santa Catarina e sete do Rio Grande do Sul, para saber quais ferramentas conheciam e o que utilizam na prática com alguns exemplos. Posteriormente, fui para a indústria Ambev e fiz a mesma pesquisa, se conheciam a ferramenta e qual a utilização prática. A partir daí, tive muitos dados e exemplifiquei todas essas utilizações práticas, fazendo uma matriz de tomada de decisão para auxiliar os engenheiros e os estudantes de engenharia que desejam seguir pesquisando o tema”, explicou.

A Mostra contou com apresentação de trabalhos desenvolvidos nas seis áreas do curso de Engenharia Civil. A pesquisa de Silveira foi desenvolvida na área de Gerenciamento, tendo como objetivo identificar, avaliar e definir os principais eixos gerenciais para resolução de problemas na construção civil. “Com a pesquisa, consegui identificar quais ferramentas são mais indicadas, utilizando alguns critérios como: causa raiz com problema; problema com frequência; problema com custo. A partir de então, propus uma matriz que ajudará na resolução do problema”, destacou.

Por meio da revisão bibliográfica, o acadêmico chegou a sete ferramentas que seriam as principais a serem utilizadas dentro de um gerenciamento, como o fluxograma, o gráfico de Pareto e a carta de controle, entre outras. “Atuar nessa pesquisa foi muito bom para o aprendizado e para encontrar uma realidade que não é só a do ramo da construção civil. A conclusão a que cheguei é que a indústria está com tudo padronizado, organizado, ela é descentralizada. A informação na construção civil é diferente. Percebi, nas empresas que pesquisei, que as informações são centralizadas no mestre de obras ou no engenheiro, ou no dono da construtora. A pesquisa apresentou duas realidades muito distintas”, finalizou.