Cultura

Fear promove exposição “Missões em foco”

11/12/2019

17:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Uma visita à região das Missões, no Rio Grande do Sul, tornou-se tema de exposição na Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF). A exposição “Missões em foco” mostra o olhar dos acadêmicos sobre essa região, que foi visitada neste semestre a partir da disciplina de Planejamento urbano e regional. 

A região conta um fragmento da história do Rio Grande do Sul pela ocupação territorial dos padres jesuítas e dos indígenas que viviam no Sul, local importante para compreensão da história gaúcha e brasileira. 

O sitio arqueológico de São Miguel Arcanjo foi o ponto mais significativo da visita, em razão de ser um patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, e declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983.

As fotografias desta exposição representam o desenvolvimento do turismo neste sítio, a arquitetura missioneira na sua plenitude da história e seus detalhes arquitetônicos. Por isso, a exposição possui três diferentes temas: rota, arquitetura missioneira e detalhes.

A exposição, que pode ser conferida no prédio V2, foi idealizada pela professora Me. Raquel Rhoden Bresolin e o projeto e execução é do Laboratório de Áudio e Vídeo (Lavau), coordenado pela professora Dr. Eliane Panisson.