Ensino

Faed/UPF oferece especialização em Cuidado Interdisciplinar no Envelhecimento Humano

20/02/2019

14:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

A Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) está com inscrições abertas para a segunda edição da especialização em Cuidado Interdisciplinar no Envelhecimento Humano. O curso é voltado para uma perspectiva interdisciplinar e, assim, propõe que profissionais de distintas áreas do saber reflitam acerca de conceitos como família, políticas de proteção, cuidado e interdisciplinaridade, estes que são eixos articuladores e que transversalizam todas as disciplinas do curso, com vistas à construção de novas formas de pensar e construir processos de cuidado, sobretudo ao compreender que os sujeitos são, na sua essência, provedores e receptores de cuidado.

A questão do envelhecimento humano como temática crescente passa a se destacar nos debates sobre as novas configurações sociais, surgindo como demanda de trabalho das distintas profissões que se ocupam das práticas de cuidado junto às políticas sociais como saúde, assistência e previdência social. Segundo dados do IBGE, a população idosa brasileira aumentará quatro vezes até 2060. Isso demonstra o quanto a questão do envelhecimento tem se tornado uma preocupação emergente, que traz consigo um conjunto de temas como autonomia, saúde, violência, relações familiares, redes de proteção, entre outros diretamente relacionados a esse segmento.

O objetivo da especialização é formar especialistas, em nível de pós-graduação lato sensu, para o trabalho com o público idoso com vistas à promoção de práticas de cuidado orientadas por uma perspectiva de trabalho integral e interdisciplinar, pautada na lógica dos direitos e na dignidade humana. O curso é destinado para profissionais de áreas como Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem e demais áreas interessadas que atuem ou possuem interesse em atuar com o segmento idoso em setores do Estado, mercado ou sociedade civil.

A coordenação da especialização é da professora Me. Lizandra Hoffmann Passamani e as aulas ocorrerão na Faed, Campus I, em regime quinzenal, às quintas e sextas-feiras à noite e, ocasionalmente, aos sábados pela manhã. O curso tem duração de 24 meses. Informações pelo e-mail faedpos@upf.br ou telefone (54) 3316-8290, ramal 8295.

As inscrições devem ser efetuadas aqui ou pelo site upf.br/ensino.