Ensino

Faculdade de Medicina promove II Mesa Redonda Médico-Legal: Drogas

04/10/2018

16:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Medicina (FM), promove, a partir das 19h do dia 22 de outubro, a II Mesa Redonda Médico-Legal: Drogas. O evento é promovido pela Liga Acadêmica de Medicina Legal, composta por acadêmicos dos cursos de Medicina, Direito e Psicologia, e ocorrerá no Auditório Biomédico, Campus II.

A mesa redonda propõe a elucidação do tópico drogas, tema importante para discussão que deve ser abordado, principalmente, pela ótica legal e médica. O evento será composto por uma mesa redonda e contará com a presença de médico, psicólogo, padre, sociólogo e delegado, sendo mediada pelo coordenador da Liga, professor Me. Clebes Fagundes.

Conforme a integrante da organização do evento, acadêmica do VI nível da Medicina, Jéssica Maldaner Lui, em meio às intensas discussões sociopolíticas que têm ocorrido nos últimos anos, o tema legalização de drogas, especialmente a Cannabis, tem tomado grandes proporções e sido pauta de debate em uma vasta gama de países.  “Recentemente, as notícias da liberação do uso recreativo da droga no estado americano da Califórnia e no Uruguai intensificaram os debates sobre esse tema, dividindo ideologicamente a população entre favoráveis e contrários. Todavia, tal tema não abrange apenas ciências político-sociais, estendendo-se, principalmente, às áreas da saúde. Em meio a isso, junto com a crise de segurança que vive o país e com o aumento alarmante do uso de drogas pelas mais diversas camadas sociais, é imprescindível que os profissionais da saúde, assim como os acadêmicos, tenham conhecimento sobre o assunto, tendo capacidade de opinar e avaliar tal fato do ponto de vista social, político e da saúde”, explicou a acadêmica.

O evento é coordenado por integrantes da Liga de Medicina Legal, sob orientação do professor Fagundes. A II Mesa Redonda Médico-Legal: Drogas é aberta para todo o público interessado. O investimento é de R$ 10,00 e a inscrição pode ser feita aqui, até o dia 22 de outubro.