Ensino

Faculdade de Medicina completa 50 anos em 2019 dando boas-vindas ao ano letivo

21/02/2019

18:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo UPF

A Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF) completa, em 2019, 50 anos de história. Criada em 1970, a unidade acadêmica é hoje reconhecida como sinônimo de qualidade e ensino e, neste início de novo ano letivo de 2019, ela conta com mais de 140 professores e quase 600 acadêmicos. 

De acordo com o diretor da FM, professor Dr. Paulo Roberto Reichert, nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, foram recepcionados os estudantes dos oito primeiros níveis. “A expectativa para o ano acadêmico que inicia é bastante positiva. Contamos com um corpo docente altamente qualificado, com uma excelente rede de ambulatórios e convênio com os melhores hospitais da região. Em 2018, iniciamos as atividades junto ao Serviço Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros, que estão sendo ampliadas neste semestre. Nesse projeto, nossos acadêmicos atuam com supervisão e acompanhamento de um professor”, destacou Reichert.

Formação de qualidade 
A qualidade do ensino oferecido pela UPF é enfatizada pelo diretor, que destaca resultados obtidos por egressos da Universidade. “Estamos particularmente felizes com o ótimo resultado dos nossos egressos de 2018 nas diversas provas de residência médica pelo país. Obtivemos diversos primeiros lugares nesses concursos. A maioria de nossos recém-egressos obteve vaga nos melhores serviços de residências médicas do estado e fora dele. Alguns cursarão residência médica em São Paulo, outros, no Rio de Janeiro, e muitos na Santa Casa, no Hospital de Clínicas e no Hospital Conceição em Porto Alegre. Todos programas são altamente concorridos e o sucesso de nosso ex-alunos nos deixa orgulhosos, felizes e convictos de que estamos no caminho certo na formação dos profissionais que concluem nosso curso”, destacou.

Diversas novidades integram o novo ano letivo 
O curso de Medicina mantém atualmente 19 Ligas Acadêmicas que, em 2019, promoverão diversos eventos, como palestras e seminários. Nos dias 5 e 6 de abril, por exemplo, ocorrerá a XII Jornada de Hepatologia da UPF, e, no mês de maio, a terceira Jornada de Cirurgia.

Conforme o diretor Reichert, investimentos em novos laboratórios estão sendo realizados para o aprimoramento do ensino. “A Universidade está investindo em um ótimo laboratório de simulação em nosso prédio, para os cursos da saúde. Neste, nossos acadêmicos serão treinados em diversas situações clínicas da Medicina e repetirão procedimentos médicos até o pleno domínio em sua execução, antes de realizá-los em seres humanos. Técnicas modernas de ensino-aprendizagem serão desenvolvidas nesse novo espaço”, contou.

Um novo projeto também estará à disposição dos acadêmicos da UPF, que também receberão aulas curtas, em seus celulares, diariamente, a partir de abril, por meio de um novo programa, intitulado “90 segundos”. “Contamos ainda com uma biblioteca virtual de aproximadamente 400 aulas curtas (90 segundos), com tópicos específicos, que está sendo preparada para esse fim”, pontuou o diretor.

Além disso, na primeira segunda-feira de cada mês, discentes e docentes se reunirão, no início do dia, para participar do projeto Fócus, no qual os últimos avanços da Medicina serão apresentados e debatidos durante uma hora. “Ampliando nossos cenários de prática, iniciamos, há poucas semanas, atividades com professores e alunos junto à Apae. Também, estamos trabalhando na organização de um curso stricto e um lato sensu para 2019, com o que esperamos modernizar ainda mais a Faculdade, com valorização da pesquisa”, disse o diretor.

De acordo com Reichert , a FM possui uma alta exigência de estudo e dedicação dos acadêmicos com o objetivo de preparar bons profissionais. “É um curso denso. Contamos com jovens vindos de prova seletiva concorrida. Eles vêm bem preparados, são inteligentes, de uma geração que domina a tecnologia. São ‘multitarefas’. Eles esperam muito da Faculdade. Estamos em constante evolução. Buscamos a excelência. E estamos no caminho certo!”, finalizou.

Calouros participam de trote solidário
Os calouros do curso de Medicina, por meio da Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo (AAAGPF) em parceria com o Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), participaram na tarde desta quinta-feira, 21 de fevereiro, do Trote do Bem. Durante o encontro, que reuniu veteranos do curso e funcionários do hospital, os calouros tiveram seus cabelos cortados por alguns pacientes do Centro Oncológico. A atividade está se tornando uma tradição, marcando o primeiro contato dos novos acadêmicos com o ambiente hospitalar.