Geral

Faculdade de Educação inaugura galeria de diretores e livro em comemoração aos 60 anos

06/12/2017

19:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Evento foi realizado na tarde desta quarta-feira, 6 de dezembro, na Faed

 A Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) realizou, na tarde desta quarta-feira, 6 de dezembro, evento em comemoração aos 60 anos da Unidade Acadêmica. A solenidade contou com a inauguração da galeria de diretores da Faed e lançamento do livro “Memória da Faculdade de Educação: 60 anos de promoção da educação em Passo Fundo e região”. Além disso, o evento homenageou todos os diretores que ajudaram a construir a história da Unidade Acadêmica.

A atividade contou com a presença de alunos, professores, ex-professores, funcionários e ex-funcionários da Faed, além de diretores de outras unidades acadêmicas, entre outros convidados. O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, destacou a importância da Faculdade de Educação para a Universidade. “Falar da Faed é falar da história da Universidade. Se somos o que somos, também temos que agradecer a Faed, que construiu uma belíssima história e é motivo de orgulho para todos nós”, ressaltou o reitor.

O evento foi uma forma de exaltar o percurso da gestão e o compromisso com o registro da trajetória da Faed. “A gestão não vem carregada em si pelas pessoas que fizeram essas seis décadas, mas pelos coletivos que essas pessoas representaram. Gostaria de agradecer muito aos nossos colegas que fizeram a Faed ser o que ela é hoje. Todos os meus colegas diretores não fizeram gestão em si e por si, mas em nome de projetos e com sujeitos”, declarou a diretora da Faed, Eliara Zavieruka Levinski.

Os diretores da Faed foram homenageados por outros professores, que ressaltaram a trajetória das gestões e os feitos pedagógicos de cada um deles. O primeiro diretor da Faed foi José Gomes (in memoriam) (1957 a 1961). O professor Telmo Marcon fez a primeira homenagem. O segundo diretor, Elydo Alcides Guareschi (in memoriam) (1961 a 1974), representado pela professora Zélia Fioreze, foi homenageado pela professora Jalila Assis Patussi. O diretor Elli Benincá (1974 a 1985), representado pela professora Daniela de David Araújo, foi homenageado pelo professor Cláudio Dalbosco. A diretora Solange Terezinha Laus (in memoriam) (1985 a 1986), representada pela professora Maria Luiza Annes Salton Mattevi, foi homenageada pela professora Rosa Maria Locatelli Kalil. O diretor Eldon Henrique Mühl (1986 a 1990/ 2001 a 2006) foi homenageado pela professora Solange Maria Longhi. A diretora Rosa Maria Locatelli Kalil (1990 a 1994) foi homenageada pela professora Selina Maria Dal Moro. A diretora Selina Maria Dal Moro (1994 a 2001) recebeu a homenagem da professora Cristina Fioreze e o diretor Edemilson Jorge Ramos Brandão (2006 a 2010) foi homenageado pela professora Sussi Abel Menine Guedes.

Livro é lançado em comemoração aos 60 anos da Faed
O livro “Memória da Faculdade de Educação: 60 anos de promoção da educação em Passo Fundo e região” tem como principal autor o professor Elydo Alcides Guareschi (in memoriam). A obra também contou com a autoria dos professores Eldon Henrique Mühl e Eliara Zavieruka Levinski (Org.) com a colaboração de diversos professores.  A obra apresenta a história da Faed, que foi uma das protagonistas na criação da Universidade, contribuindo de forma efetiva no desenvolvimento da educação regional e na consolidação da UPF. 

O professor Eldon Henrique Mühl enfatizou que este momento é de comemoração pelos 60 anos de muitas realizações e avanços e também de reflexão para o futuro. “A Faed conseguiu construir um projeto de formação de professores, de qualificação da educação, de inclusão de toda a criança na escola. Mas agora também é momento de refletir sobre aquilo que precisamos fazer para conquistar o que a gente ainda deseja, que é uma educação que ajude a formar uma sociedade melhor, mais inclusiva, justa e igualitária. Esses princípios também orientaram os primeiros educadores que fizeram essa Faculdade e que deixaram marcas significativas como educadores, seres humanos e intelectuais”, salientou Mühl. 

Sobre o início da Faed
Conforme consta no livro, em 1957, o Consórcio Universitário Católico implantou a Faculdade de Filosofia, com os cursos de Filosofia, Pedagogia e Letras Anglo-Germânicas. Com a criação da UPF, em 1968, ocorreu a reestruturação da Faculdade de Filosofia, resultando na criação, de um lado, dos institutos básicos da Universidade, e de outro, das faculdades, dentre elas, a Faed. A Faculdade de Educação assumiu a tarefa de dar continuidade ao atendimento das necessidades da formação de professores da região, assumindo o comando de inúmeros cursos e projetos destinados a tal fim.