Geral

Faculdade de Direito promove exposição sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

29/10/2019

18:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), Campus Casca, promove, entre os dias 21 a 30 de outubro, uma exposição envolvendo o tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A exposição sobre o espectro autista tem como tema “Compreender a diferença para efetivar a igualdade” e foi realizada por meio de símbolos, cartazes e audiovisuais. 

A exposição encontra-se no segundo andar do Campus Casca. De acordo com a professora Me. Nadya Tonial, é muito importante debater a temática. “Justifica-se a necessidade de debater esse assunto, já que a Universidade tem a função de formar profissionais, mas, acima de tudo, formar cidadãos atentos às questões comunitárias. O objetivo também é de propiciar a leitura e reflexão sobre temas que transversalizam a formação jurídica”, comentou a professora.

Mais do que conscientização, o que os autistas necessitam é respeito, para terem o direito de viver sua cidadania plenamente com suas diferenças. Os acadêmicos do nível IV do curso de Direito, foram os responsáveis pela exposição. “Falar sobre o autismo é essencial para desmitificar o assunto na sociedade e promover a consciência de não discriminação. Quando a faculdade oportuniza aos alunos adentrar em temas como este, promove a conscientização destes. E por fim, todas essas discussões e projetos acerca de temas interdisciplinares acabam por ter efeito na comunidade como um todo”, ressaltou a vice-presidente da turma, a acadêmica Karen Massucato.

Ainda, destaca-se que a campanha permitiu a reflexão e o debate sobre o espectro autista. “A exposição também permitiu que esse conhecimento fosse ampliado para todas as turmas do Direito do Campus Casca, o que engrandece as experiências vividas no meio acadêmico”, pontuou a estudante Jovana De Cezaro.