Ensino

FAC Cine Fórum busca reflexão sobre a sociedade a partir de filmes e séries

17/05/2022

10:16

Por: Nexjor/Assessoria de Imprensa

Fotos: Cassiê Becker

O evento, que propõe discussões sobre temas a partir de obras audiovisuais, volta a ocorrer pela primeira vez em dois anos

A Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF) realiza nesta semana, até sexta-feira, 20 de maio, o FAC Cine Fórum. O evento propõe aos acadêmicos e a comunidade assistir filmes e séries com o objetivo de debater o uso da linguagem audiovisual e o tema destas obras. As atividades ocorrem de forma presencial, depois de dois anos de pausa.

Considerado um dos mais tradicionais eventos da unidade, o FAC Cine Fórum chega a oitava edição e integra as comemorações dos 70 Anos da FAC, período que marca a instauração do Conservatório Municipal de Música e a Escola de Belas Artes. O tema deste ano é “A arte como crítica social”, com filmes e séries tendo pautas atuais, buscando criar uma reflexão sobre como as situações vivenciadas nos filmes impactam na sociedade, fazendo uma crítica à realidade e proporcionando a todos a possibilidade de ver além do óbvio. “A arte é uma fonte rica de conteúdos, basta apreciarmos com atenção e cuidado”, afirma o professor e um dos organizadores do evento, Me. Fábio Rockenbach.

Para a diretora da FAC, a professora Dra. Bibiana Friderichs, o evento é uma oportunidade de viver novas experiências. “Essa é uma oportunidade de transcendermos os espaços da sala de aula e exercitarmos a interdisciplinaridade, debatendo temas pertinentes e de impacto social, articulando ideias, saberes e experiências, ressignificando nossa leitura de mundo”, pontuou.

A programação, que ocorre no Centro de Eventos, Campus I, teve início na segunda-feira, 16, com a exibição do episódio de Black Mirror, White Bear. O FAC Cine Fórum é aberto e gratuito, mas para quem deseja a certificação para horas complementares, as inscrições podem ser feitas na entrada do evento.

Confira a programação completa:
- Terça: Você Não Esteve Aqui (2017)
- Quarta: Corra (2017)
- Quinta: Parasita (2019)
- Sexta: Meu Pai (2020)