Cultura

Exposições sobre fotografia podem ser visitadas no MAVRS e no MHR

11/01/2018

11:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR) iniciam o ano com novas exposições. A temática escolhida é a história dos processos fotográficos e a fotografia como linguagem artística. Os trabalhos ficarão expostos até 17 de junho.

Exposição do MHR
A exposição tem como título “Entre focos e revelações: uma breve história dos processos fotográficos”. A mostra apresenta a fotografia segundo a perspectiva histórica, enfatizando as transformações ocorridas, sejam de ordem tecnológica ou conceitual. A fotografia, desde seus primórdios, que remontam ao início do século XIX, esteve relacionada ao registro de memórias. Entretanto, mediante as novas possibilidades que surgiram com a fotografia digital – que permite manipular toda e qualquer realidade, contando com recursos que possibilitam transformar a imagem original e recriar em uma ilusão aquilo que poderia ter sido o objeto retratado –, essa ideia vem se modificando.

Exposição do MAVRS
O tema dos trabalhos é “Para além do documento – Para além da técnica: fotografia no acervo do MAVRS”. A exposição versa sobre a fotografia como recurso para a criação de imagens artísticas. A mostra traz obras de artistas como Leopoldo Plentz e apresenta algumas possibilidades de exploração dos recursos fotográficos em poéticas visuais.

Os museus estão localizados na Avenida Brasil Oeste, 758, em Passo Fundo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min, e aos sábados e domingos, das 13h30min às 17h30min.