Cultura

Exposição convida a comunidade a interagir

05/12/2018

15:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

“Dê asas à renovação: ser livre é ser sustentável” está em exposição no prédio da Reitoria, Campus I da UPF

Asas criadas a partir de diferentes materiais formam a exposição “Dê asas à renovação: ser livre é ser sustentável”. Expostas no prédio da Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF), as obras são resultado das oficinas do projeto Fazendo a Lição de Casa, do programa de extensão Comunidades Sustentáveis. Orientados pela coordenadora do curso de Artes Visuais Me. Mariane Loch Sbeghen, os bolsistas Paidex Alessandra Rizzi, Juliana Fernandes e Stefani Valente desenvolveram a instalação que é formada por uma série de asas feitas de materiais alternativos, como blister, papel reciclado, bula de remédio e papelão. 

A proposta da exposição nasceu, de acordo com a coordenadora, da ideia de renovação que sempre aparece no fim de um ano. Para isso, o grupo se apropriou de elementos que utilizam no dia a dia, para criar a ideia de que todos são anjos da UPF, portanto, partes dessa mudança. “Os anjos somos nós. Nós todos que trabalhamos na UPF, cada um de uma forma. A ideia é essa, reciclar. Como nosso projeto trabalha com bulas, blisters e nós tivemos várias oficinas de papel reciclado, pensamos em utilizar a nossa matéria prima para fazer as asas e convidar as pessoas a interagirem”, explicou. 

A ideia, segundo Mariane, é que a comunidade acadêmica possa interagir com a exposição, tirando fotos e compartilhando em suas redes sociais por meio da tag #NatalUPF. “Nós vamos imprimir e expor as fotos das pessoas com as asas que ela escolheu. Queremos que as pessoas percebam que, independentemente do que escolham, elas fazem parte da exposição”, completou.